Publicado em 23/02/2023 as 10:00pm
Imigrantes são resgatados de esgoto na fronteira
Imigrantes são resgatados de esgoto na fronteira
Mais de uma dúzia de imigrantes indocumentados que cruzaram a fronteira tiveram que ser resgatados de um esgoto em El Paso, Texas, nesta semana, depois que a tentativa de entrar nos Estados Unidos deu errado.
O corpo de bombeiros, trabalhando com agentes da Patrulha de Fronteira (CBP, sigla em inglês) na cidade fronteiriça, teve que usar uma serra circular e outras ferramentas de alta potência para abrir o bueiro e concluir o resgate.
Os ralos foram fechados no ano passado, quando a cidade estava sendo invadida por migrantes. De acordo com as informações, os grupos usavam o sistema de esgoto para contornar o muro da fronteira.
Todos os 17 imigrantes estavam bem de saúde e foram levados sob custódia pelos oficiais de imigração, e admitidos para entrar no país.
El Paso foi o recente epicentro da crise na fronteira, declarando estado de emergência em dezembro. No mesmo mês – quando cerca de 2.400 imigrantes entravam na cidade diariamente – os moradores afirmaram ter testemunhado imigrantes rastejando para fora dos bueiros, às vezes em grupos de até 30 pessoas.
Líderes da cidade afirmaram que estavam intensificando os esforços para trabalhar com a Patrulha de Fronteira para impedir que os imigrantes usassem os bueiros, que apresentam perigos como água corrente, que pode causar afogamento e cobras venenosas.
A equipe de interdição de túneis frequentemente vasculha bueiros em busca de imigrantes e já encontraram mais de 30 em um incidente há duas semanas.
“Agentes são mobilizados regularmente para interditar esse método comumente usado e que colocavam em perigo a vida dos imigrantes”, disse a Patrulha de Fronteira em uma publicação nas suas redes sociais.