Publicado em 2/03/2023 as 4:00pm
Condado da Pensilvânia retira título de “santuário de indocumentados” e afirma que vai entregar imigrantes ao ICE
"O nome de santuário não refletia nossas intenções ou práticas", disse a deputada estadual republicana Stephenie Scialabba
Um condado no oeste da Pensilvânia anunciou na semana passada que encerrou sua designação como "condado santuário" para imigrantes indocumentados em meio ao que o comissário descreveu como "sofrimento e angústia".
De acordo com as informações, o condado de Butler, que faz parte da área metropolitana de Pittsburgh, era listado antes de 21 de fevereiro como um local que impede as políticas de fiscalização da imigração. Ele foi incluído pelo Centro de Estudos de Imigração que inclui outros 16 condados do estado, como Filadélfia e Allegheny.
Mas na semana passada, o conselho penitenciário do condado forneceu esclarecimentos sobre sua associação com o Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês).
De acordo com a política, a Prisão do Condado de Butler reconhecerá os pedidos de custódia emitidos pelo ICE e enviará à agência, semanalmente, uma lista com dados dos prisioneiros e permitirá o acesso dos agentes às instalações e aos presos.
"O nome de santuário não refletia nossas intenções ou práticas", disse a deputada estadual republicana Stephenie Scialabba, que liderou o movimento para remover a designação do condado de Butler. "Somos um condado de segurança, lei e ordem", acrescentou.
De acordo com o comissário do condado, Kim Geyer, a designação de santuário "criou muita dor de cabeça e angústia" entre os residentes que sentiram que não refletia os seus valores.