Publicado em 5/03/2023 as 5:00pm
Partido Republicano censura deputado que apoiou casamento entre pessoas do mesmo sexo, armas e segurança na fronteira
O Partido Republicano do Texas censurou no sábado, dia 04, o deputado Tony Gonzales, R-Texas,...
O Partido Republicano do Texas censurou no sábado, dia 04, o deputado Tony Gonzales, R-Texas, devido aos seus votos em questões como casamento entre pessoas do mesmo sexo, restrições de armas e segurança nas fronteiras. A liderança republicana decidiu que o apoio do parlamentar violava as prioridades e princípios do partido.
Gonzales, que representa o 23º Distrito Congressional do Texas, que se estende do oeste de San Antonio a El Paso, foi censurado pelo partido do Condado de Medina no mês passado por tomar ações "em oposição aos princípios fundamentais do Partido Republicano do Texas".
No sábado, o Comitê Executivo Republicano do Estado, que tem 64 membros, votou a favor da resolução de censura, com 57 a favor e 5 contra e uma abstenção, em sua reunião trimestral em Austin.
A resolução acusou Gonzales de se envolver em um "padrão de ação comprovadamente oposto" aos princípios do partido estadual e às prioridades legislativas.
Ela citou seus votos a favor da Lei do Respeito ao Casamento, que estabeleceu proteções federais para o casamento entre pessoas do mesmo sexo e interracial que foi assinada pelo presidente Biden em dezembro, como uma violação dos princípios que preservam "famílias autossuficientes, fundadas no casamento tradicional de um homem natural e uma mulher natural".
A resolução também citou o fato de Gonzales, que representa um distrito fronteiriço, ter falhado em apoiar um importante projeto de lei republicano sobre a segurança fronteiriça que impediria a entrada de imigrantes nos EUA se eles não pudessem ser detidos ou colocados em uma prisão temporária.
Gonzales criticou o projeto de lei como "antiamericano" e argumentou que essencialmente impediria pedidos de asilo na fronteira. Ele disse que isso pioraria a atual crise na fronteira e incentivaria o contrabando humano.
A resolução também exalta Gonzales por votar contra um pacote de regras do Partido Republicano e por votar a favor da Lei Bipartidária de Comunidades Mais Seguras, uma lei bipartidária de controle de armas escrita em resposta aos tiroteios em massa em uma escola de Uvalde, que está localizado no distrito de legisladore, e em Buffalo, New York.
Gonzales agora pode enfrentar ações disciplinares.