Publicado em 24/04/2023 as 12:00pm
Autoridades fecham ponte depois quase mil imigrantes tentaram atravessá-la no Sul do Texas
Sandoval disse que os oficiais do CBP responderam rapidamente à ocorrência, junto com os soldados do Departamento de Segurança Pública do Texas, a polícia federal, os delegados do xerife do condado de Cameron e o Departamento de Polícia de Brownsville.
Um grande grupo com cerca de mil imigrantes tentou cruzar de Matamoros, México, para Brownsville, no Texas, durante a madrugada do dia 20, levando as autoridades responsáveis pela fronteira dos Estados Unidos a fechar a Gateway International Bridge por várias horas.
As informações foram divulgadas pelo Border Report que destacou, ainda, que funcionários do Deártamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, sigla em inglês) ergueram barricadas na popular porta de entrada de pedestres e veículos, impedindo qualquer pessoa de cruzar o locas. O investigador da polícia de Brownsville, Martin Sandoval, disse que isso ocorreu por volta das 3 da manhã de quinta-feira.
“Indivíduos estavam tentando atravessar. Barricadas foram montadas. Foi bem tranquilo. Ninguém se machucou”, disse Sandoval. “Eles tentaram atravessar nas faixas por onde passam os veículos e era uma grande quantidade de pessoas”, seguiu.
Sandoval disse que os oficiais do CBP responderam rapidamente à ocorrência, junto com os soldados do Departamento de Segurança Pública do Texas, a polícia federal, os delegados do xerife do condado de Cameron e o Departamento de Polícia de Brownsville.
Ele acredita que o grupo era de requerentes de asilo que viviam em vários acampamentos improvisados em várias partes da cidade fronteiriça de Matamoros, onde os imigrantes vivem abandonados em parques, em lajes de concreto e em postos de gasolina, esperando para tentar cruzar a fronteira quando o Título 42 terminar no próximo mês.
“Eles estavam dizendo que estão lá há um muito tempo. Alguns vinham da Guatemala, Honduras. Eles eram de lugares muito diferentes”, disse Sandoval, que transmitiu ao vivo, através do Facebook, o fechamento da ponte.
Tentativas de travessia semelhantes por parte de imigrantes também ocorreram recentemente em Juarez e El Paso, no Texas; e Tijuana e San Diego, na Califórnia.
A situação prejudizou muitas pessoas. Inclusive estudantes que estavam no México e não puderam atravessar a ponte de volta para os EUA. Um deles foi Mario Ramirez, 20, um estudante da Texas Southmost College que tem casas em Matamoros e Brownsville. Ele disse ao Border Report que tentou voltar para o Texas e não conseguiu devido a grande quantidade de imigrantes na Gateway International Bridge.
“Todos os imigrantes tentavam atravessar e todos estavam correndo”, disse. “As faixas de pedestres estavam fechadas naquele momento”, acrescentou.
Sandoval disse que toda a ponte foi fechada para todo o tráfego, em ambas as direções.
Estudante que foi obrigado a esperar do lado mexicano até que os agentes levassem de volta para Matamoros todas as pessoas que tentaram cruzar a ponte. “Isso me atrasou para a escola”, explicou.
Ele só atravessou por volta das 10:30 a.m., na quinta-feira, mas disse temer que a ponte possa ser fechada novamente depois que ele sair do trabalho.
Por volta das 11:00 a.m. de quinta-feira, outra ponte próxima, a Ponte Internacional Brownsville-Matamoros - também chamada de Ponte BM - foi brevemente fechada por 10 minutos enquanto helicópteros sobrevoavam as duas estruturas da ponte.
Um funcionário do CBP disse que os oficiais podem implantar o que é chamado de “medidas de endurecimento” para fechar rapidamente os portos.
O porta-voz da agência disse que as medidas de endurecimento foram usadas durante a noite e confirmou que “a maioria dos manifestantes havia se dispersado”.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
TV Record- assita a Record TV em qualquer lugar dos Estados Unidos e Canadá via Smart TV, PC, Laptop ou celular. Acesse: www.recordtvamericas.com
Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com