Publicado em 2/07/2023 as 9:00am
Deputados aprovam projeto que permite imigrantes lecionarem na Pensilvânia
Da redação Na segunda-feira, dia 26, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que...
Da redação
Na segunda-feira, dia 26, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que permite que imigrantes lecionassem nas salas de aula da Pensilvânia.
O projeto de lei foi aprovado por 110-93 e agora segue para o Senado estadual, que está considerando sua própria versão da medida.
A legislação permitiria que professores com visto de imigrante válido, visto de trabalho ou documentação de autorização de emprego fossem elegíveis para certificação e lecionar nas escolas da Pensilvânia.
Atualmente, o estado proíbe imigrantes de lecionar, a menos que estejam se inscrevendo para ensinar um idioma estrangeiro ou tenham um green card e tenham documentado sua intenção de se tornar um cidadão. Além disso, jovens imigrantes, que vivem no país sem documentos e são protegidos pelo programa Ação Diferida para Chegadas na Infância, DACA, e podem trabalhar legalmente, não são elegíveis para certificação de professores no estado.
Os patrocinadores do projeto de lei dizem que isso ajudará a compensar a falta de professores.
Também ajudaria a diminuir a diferença entre a porcentagem de alunos de cor e professores de cor, de acordo com os patrocinadores.
“Vamos, como um coletivo, enfrentar esse problema crescente e continuar eliminando algumas dessas barreiras que não se aplicam à maioria das carreiras na Commonwealth, muito menos nos Estados Unidos”, disse o principal patrocinador do projeto, a deputada Johanny Cepeda-Freytiz, uma democrata do condado de Berks. “Temos tantas pessoas qualificadas”, acrescentou.