Publicado em 2/07/2023 as 9:00pm
DeSantis revela uma política agressiva contra imigração ilegal
Da redação O candidato presidencial republicano Ron DeSantis prometeu acabar com a cidadania...
Da redação
O candidato presidencial republicano Ron DeSantis prometeu acabar com a cidadania de filhos de imigrantes indocumentados nascidos nos Estados Unidos, terminar de construir o muro da fronteira sul e enviar forças ao México para combater os cartéis de drogas como parte de uma proposta de política de imigração agressiva que ele apresentou na segunda-feira, dia 26, em uma cidade fronteiriça do Texas.
O plano abrangente apresentado pelo governador da Flórida como candidato a 2024, representa uma lista antiga de desejos republicanos sobre imigração que refletem amplamente as políticas do ex-presidente Donald Trump.
Grande parte do plano de DeSantis enfrenta obstáculos, pois exige a reversão de precedentes legais, aprovação de outros países ou até mesmo uma emenda à Constituição dos EUA.
Ainda assim, o presidenciável projetou confiança, criticando os líderes de ambos os partidos políticos por não conseguir impedir o que chamou de “invasão de imigrantes”. Ele abordou seus planos enquanto visitava Eagle Pass, uma comunidade que emergiu como um importante corredor para travessias ilegais de fronteira durante a presidência de Joe Biden. “Ouvi as pessoas em DC por anos e anos – republicanos e democratas – sempre comentando sobre isso, mas nunca levando a questão a uma conclusão”, disse DeSantis a uma audiência de cerca de 100 residentes, incluindo democratas locais, oficiais, professores e mães de crianças perdidas por overdose de fentanil.
Ele comparou as travessias ilegais na fronteira a arrombamentos de residências e alertou que os traficantes de drogas que tentam trazer seus produtos para os Estados Unidos “serão mortos”.
“Se alguém invadisse sua casa para fazer algo ruim, você responderia com força. No entanto, por que não fazemos isso na fronteira sul?”, perguntou DeSantis. “Portanto, se os cartéis estão cortando o muro da fronteira, tentando levar produtos para este país, eles vão acabar mortos como resultado dessa má decisão. E se fizermos isso uma vez, nunca mais os veremos bagunçar nosso muro”, afirmou.
A campanha DeSantis prometeu lançar políticas mais detalhados nas próximas semanas. Mas, ao começar com a imigração, o governador da Flórida por dois mandatos está priorizando uma questão polêmica que há muito é o foco dos eleitores mais conservadores do Partido Republicano.
O grupo pró-imigrante America's Voice condenou DeSantis por usar o termo "invasão" que eram usadas por supremacistas brancos.
No entanto, os eleitores se entusiasmaram com políticas mais agressivas contra a imigração nos últimos meses, após o aumento da travessia ilegal na fronteira. No geral, 6 em cada 10 adultos nos EUA desaprovam a maneira como Biden lida com a questão, de acordo com uma pesquisa feita pela AP-NORC.
Ainda assim, pode ser difícil para DeSantis se separar na questão da imigração de muitos outros republicanos que buscam a indicação presidencial de 2024 – especialmente Trump, o favorito.