Publicado em 9/07/2023 as 12:00pm
Todos os DMVs do Colorado oferecem carteiras de motorista para residentes indocumentados
Da redação Cada escritório do Departamento de Veículos Motorizados (DMV, sigla em inglês)...
Da redação
Cada escritório do Departamento de Veículos Motorizados (DMV, sigla em inglês) no Colorado agora oferecerá serviços de licença e carteira de motorista para residentes indocumentados e estudantes internacionais. O anúncio foi feito pelo governador Jared Polis no dia 30 de junho.
Em 2013, o então governador John Hickenlooper assinou a lei Colorado Road and Community Safety Act, que tornou a obtenção de uma carteira de motorista padrão acessível para imigrantes em situação ilegal e estudantes internacionais. Na época, apenas quatro escritórios do estado forneciam o serviço.
Agora, no 10º aniversário da assinatura do projeto de lei, o DMV anunciou que todos os 36 escritórios do estado oferecerão horários para imigrantes e estudantes internacionais obterem uma carteira de habilitação padrão ou carteira de identidade.
“Aqui no Colorado, sabemos que nossos imigrantes fortalecem a estrutura de quem somos”, disse Polis em entrevista coletiva no dia do anúncio. “Com o projeto bipartidário SB-251, mais de 250.000 habitantes do Colorado conseguiram obter suas carteiras de motorista e seguros, tornando todos nós mais seguros nas estradas”, afirmou.
A lei permite que todos os habitantes do Colorado obtenham uma carteira de motorista padrão ou carteira de identidade, independentemente do status de imigração, se o requerente puder fornecer prova de identidade e residência no Colorado. No entanto, o documento não é compatível com o REAL ID, um programa federal que define padrões mínimos de segurança para licenças.
O DMV trabalha com várias organizações voluntárias sem fins lucrativos em todo o estado para ajudar a fornecer serviços a imigrantes indocumentados que querem obter licença padrão ou cartões de identificação.
As organizações que formam a “I Drive Coalition” ajudam a agendar consultas gratuitas.
Henry Gomez, do Grupo Esperanza de Colorado Springs, uma das organizações que apóia e fornece recursos para imigrantes, disse que a legislação é necessária para que os imigrantes no Colorado realizem tarefas diárias essenciais, como dirigir ao hospital ou levar seus filhos à escola.
“Quando o projeto foi aprovado, era difícil para as pessoas realmente usar o serviço porque tinham que viajar longas distâncias até os poucos lugares que o ofereciam o documento e precisavam esperar horas para agendar uma consulta”, disse Gomez. “A acessibilidade do serviço mudou bastante, segundo ele. Agora os imigrantes podem marcar uma consulta on-line com informações traduzidas para o espanhol e irem a escritórios perto de suas casas”, acrescentou.
Depois que a lei foi aprovada, os primeiros escritórios a oferecer o serviço foram os DMCs no Colorado Springs, Grand Junction, Lakewood e Lakewood Westgate. Desde então, mais escritórios expandiram a oportunidade ao longo dos anos.
Na sexta-feira, o DMV afirmou que os seis escritórios restantes - em Cañon City, Delta, Lakewood, Meeker, Salida e Steamboat Springs - agora oferecerão o serviço.
O Colorado é um dos 20 estados, juntamente com Washington D.C., a oferecer carteiras de motorista a residentes indocumentados.