Publicado em 11/08/2023 as 8:00am
Governadora de Massachusetts declara estado de emergência devido ao aumento de imigrantes
Muitos dos imigrantes estão chegando de avião de outros estados.
A governadora de Massachusetts, Maura Healey, declarou estado de emergência na terça-feira, dia 08, citando um aumento de migrantes em busca de abrigo em um momento em que o custo da moradia - já escasso - continua subindo. “Existem cerca de 5.600 famílias ou mais de 20.000 pessoas – muitas das quais são imigrantes – atualmente vivendo em abrigos estatais, incluindo bebês, crianças pequenas e mulheres grávidas. Isso representa um aumento de cerca de 80% em comparação a um ano, disse ela.
Muitos dos imigrantes estão chegando de avião de outros estados. Só nas 48 horas antes do anúncio de estado de emergência, de acordo com a Governadora, 50 famílias imigrantes desembarcaram no estado precisando de abrigo. “É exponencialmente mais do que nosso estado já serviu em nosso programa de assistência de emergência”, disse ela. “Esses números estão sendo impulsionados por um aumento de recém-chegados em nosso país que passaram por algumas das jornadas mais difíceis imagináveis”, destacou.
Os imigrantes que chegam a Massachusetts são a imagem da crise imigratória que se instaurou na fronteira dos Estados Unidos com o México. E eles estão chegando em um momento em que o estado já passa por uma crise imobiliária, segundo Healey.
Ela pediu ajuda financeira ao governo federal e, com mais urgência, as autorizações de trabalho para permitir que os recém-chegados encontrassem empregos mais rapidamente e começassem a ganhar a vida.
Healey escreveu uma carta ao secretário de Segurança Interna dos EUA, Alejandro Mayorkas, onde apontou as autorizações de trabalho como o principal impulsionador da crise. ”Atualmente, pode levar semanas, meses ou mais de um ano para receber as autorizações. Nossos recém-chegados estão mais ansiosos para trabalhar. A última coisa que eles querem é ser dependentes", afirmou ela.
Como parte da declaração de emergência, Healey disse que está renovando uma parceria com organizações locais que podem ajudar aqueles que procuram abrigo, bem como para pessoas interessadas em patrocinar uma família em sua casa. O estado também lançou um novo fundo de ajuda aos imigrantes para arrecadar dinheiro e ajudá-los.
As contribuições serão usadas para ajudar a pagar uma série de bens e serviços para os imigrantes, incluindo alimentação, roupas, fraldas e transporte, bem como exames de saúde, serviços de tradução, assistência jurídica e aulas de inglês.
Como um estado com direito a abrigo, Massachusetts é legalmente obrigado a fornecer abrigo às famílias elegíveis por meio de seu programa de assistência de emergência.