Publicado em 21/08/2023 as 10:00am
Imigrantes abandonados por contrabandistas são encontrados mortos perto da fronteira entre Texas e México
As autoridades mexicanas disseram que fizeram buscas no local por terra e ar e encontraram dois corpos no dia 15.
Autoridades mexicanas relataram que encontraram os corpos de dois migrantes que faziam parte de um grande grupo abandonado por contrabandistas no deserto próximo à fronteira de Del Rio, no Texas.
De acordo com as informações, os corpos foram encontrados durante uma busca iniciada depois que agentes do Departamento de Proteção da Fronteira e Alfândega dos Estados Unidos (CBP, sigla em inglês) informaram ao México, na terça-feira, dia 15, sobre relatos de quatro possíveis mortes.
Tudo começou quando o grupo de 16 pessoas partiu com os contrabandistas na semana passada de duas cidades a oeste de Monclova, Coahuila, mas foi abandonado a caminho da fronteira, segundo um comunicado do Instituto Nacional de Migração (INM).
Doze membros do grupo conseguiram chegar à cidade fronteiriça mexicana de Acuña e foram detidos pelas autoridades dos EUA ao cruzar a fronteira. Eles informaram ao CBP que quatro pessoas morreram ao longo do caminho e indicaram a localização aproximada dos corpos.
As autoridades mexicanas disseram que fizeram buscas no local por terra e ar e encontraram dois corpos no dia 15.
A busca feita em conjunto com INM, a polícia estadual de Coahuila e Guarda Nacional do México continuou no dia seguinte.
O jornal El Tiempo de Monclova relatou que os migrantes eram moradores das comunidades agrícolas de Ocampo e Cuatro Ciénegas, todos eles homens mexicanos.
O jornal Vanguardia publicou fotos que supostamente mostram os imigrantes desaparecidos.
Ambos os veículos de imprensa disseram que o Escritório do Procurador-Geral de Coahuila está investigando possíveis atos criminosos relacionados à tragédia.