Publicado em 21/08/2023 as 11:00am
Travessia ilegal de famílias imigrantes na fronteira entre EUA e México atinge números recordes
Embora as previsões de um aumento na fronteira após o fim das restrições da pandemia não tenham se concretizado, os imigrantes continuam a atravessá-la em níveis elevados.
Membros de famílias imigrantes que cruzaram a fronteira entre Estados Unidos com o México em julho atingiu o segundo nível mais alto já registrado, com 70% delas atravessando ilegalmente. Os dados foram divulgados pela administração Biden.
De acordo com as informações, o número de imigrantes cruzando ilegalmente a fronteira aumentou de um modo geral em julho, depois de dois meses consecutivos nos quais esses números haviam começado a cair.
Embora as previsões de um aumento na fronteira após o fim das restrições da pandemia não tenham se concretizado, os imigrantes continuam a atravessá-la em níveis elevados.
A redução registrada em maio e junho havia aliviado a pressão sobre a administração Biden, embora os republicanos continuem a criticar a forma como a atual presidência está lidando com a imigração. O aumento em julho foi particularmente acentuado entre unidades familiares. Eles representaram 60.000 dos 130.000 imigrantes detidos por atravessarem ilegalmente.
Outros 26.000 membros de famílias chegaram a pontos de entrada legais, uma tendência crescente após o governo começar a promover um aplicativo que permite que os imigrantes agendem horários para atravessar legalmente para os EUA.
Quase 40% dos encontros totais com famílias de imigrantes foram com pessoas dos países do Triângulo do Norte - Guatemala, Honduras e El Salvador. As famílias mexicanas também representaram um quarto desses encontros.
De acordo com especialistas, se os números continuarem a subir, isso pode sobrecarregar os recursos na fronteira e causar outra crise humanitária, já que as famílias que chegam apresentam desafios únicos.
A administração tem respondido em parte, expandindo um programa para deportar mais rapidamente as famílias de imigrantes que não atendem aos requisitos de asilo. Além disso, Biden também pediu ao Congresso a aprovação de um novo programa de moradia temporária para famílias de imigrantes.
Esse programa lhes daria mais liberdade do que a detenção tradicional, mas ajudaria as autoridades a monitorá-las antes da deportação.
As travessias ilegais na fronteira permanecem significativamente menores do que na mesma época do ano em 2022 e 2021 - e abaixo das mais de 10.000 pessoas por dia até o fim do Título 42.