Publicado em 26/08/2023 as 1:00pm
Grupos denunciam irregularidades em triagens para pedido de asilo no Novo México
Uma coalizão de grupos de direitos humanos criticou na terça-feira, dia 22, uma instalação...
Uma coalizão de grupos de direitos humanos criticou na terça-feira, dia 22, uma instalação de detenção de imigrantes operada por uma empresa privada no Novo México. Eles afirmam que triagens aceleradas de pedidos de asilo têm acontecido, com frequência, sem a presença de um advogado ou privacidade adequada durante testemunhos sensíveis.
Os grupos de direitos afirmam que o sistema de triagem defeituoso na Instalação de Detenção do Condado de Torrance significa que imigrantes com reivindicações fortes e viáveis de asilo — que não podem retornar ao seu país devido à perseguição ou ameaça de tortura — estão sendo inadequadamente selecionados para deportação, enquanto a administração Biden busca impor limitações severas a eles.
A queixa de 187 páginas e as conclusões foram feitas pela União Americana de Liberdades Civis (ACLU, sigla em inglês) e três grupos de defesa que fornecem serviços jurídicos aos solicitantes de asilo. Eles estão instando o governo dos Estados Unidos a encerrar seu contrato com a empresa privada que opera a instalação, que é supervisionada pelo Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês).
O relatório também catalogou reclamações de retaliação contra os imigrantes que levantam objeções aos procedimentos de asilo e às condições de vida.
O relatório chega aproximadamente um ano depois que o brasileiro Kesley Vial se suicidou durante a sua detenção na instalação do Condado de Torrance. O jovem de 23 anos estava programado para ser deportado quando tirou a própria vida.
A maioria das entrevistas iniciais na instalação está sendo conduzida sem acesso a uma orientação jurídica crucial, e outros requisitos legais importantes são rotineiramente ignorados, de acordo com os grupos.
À medida que os imigrantes apelam da rejeição inicial perante um juiz de imigração, muitos têm o acesso aos arquivos de seus próprios casos negados.
A denúncia diz que a instalação do Condado de Torrance foi reutilizada em janeiro para conduzir triagens aceleradas de asilo, à medida que os funcionários de imigração começaram a relaxar as restrições de coronavírus.
A queixa descreve como o ICE acelerou centenas de triagens na instalação e grupos de defesa estimam que cerca de 30% dos detentos passaram nas triagens de asilo desde dezembro de 2022, muito abaixo da média nacional de 73% para o período de dezembro a julho.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluindo livros.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Fonte: Da redação