Publicado em 6/09/2023 as 8:00pm
Décimo segundo ônibus lotado de imigrantes chega a Los Angeles (CA)
De acordo com ele, esse plano envolve conectar os recém-chegados com serviços e parentes, amigos ou patrocinadores que estão tentando encontrar.
Um ônibus enviado pelo Texas, carregado de imigrantes de sete países, chegou ao centro de Los Angeles (California) na manhã desta segunda-feira, dia 04, marcando a 12ª transferência desse tipo desde meados de junho. Zach Seidl, vice-diretor de comunicações da cidade, informou que quando as autoridades souberam, no domingo, que o ônibus estava a caminho da Union Station, ativaram o plano de resposta em coordenação com autoridades do condado de Los Angeles, uma coalizão de organizações sem fins lucrativos e "parceiros religiosos".
De acordo com ele, esse plano envolve conectar os recém-chegados com serviços e parentes, amigos ou patrocinadores que estão tentando encontrar.
Metade dos 42 ocupantes do ônibus eram crianças, conforme relatos de Jorge-Mario Cabrera, porta-voz da Coalizão de Direitos Humanos dos Imigrantes, sediada em Los Angeles. As 11 famílias a bordo eram originárias da Colômbia, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Venezuela e Rússia.
Na semana passada, a Câmara Municipal de Los Angeles votou unanimemente para explorar a possibilidade de processar o Texas e seu governador, Greg Abbott, por transportar imigrantes para cidade.
Sua investigação começou com o primeiro ônibus de 42 pessoas, que chegou em 14 de junho após uma viagem de 23 horas com pouca ou nenhuma comida ou água, conforme descreveu o vereador Hugo Soto-Martínez.
Cabrera disse que a maioria dos recém-chegados indicou que têm parentes na área, então planejam ficar no estado. “Outros se reunirão com familiares, amigos ou patrocinadores em Seattle, San Francisco, San Diego e na Califórnia Central”, acrescentou.
Os imigrantes afirmaram estar fugindo de casos terríveis de violência, abuso ou ameaças. "O que eles querem é chegar a um lugar onde não tenham mais esse medo", disse. "O longo processo para buscar asilo começa no momento em que eles veem um advogado. É isso que esperamos fornecer a eles", acrescentou. “Nessa reunião, eles receberão uma avaliação inicial de quão difícil é o processo e o que podem esperar”, destacou.