Publicado em 20/09/2023 as 10:00am
Mais de 2.200 imigrantes atravessaram ilegalmente a fronteira do México para os EUA nesta segunda
As imagens mostraram uma aglomeração de imigrantes correndo para a margem do rio durante a noite e atravessando em uma longa fila, de margem a margem.
Mais de 2.200 pessoas cruzaram ilegalmente a fronteira do México para os Estados Unidos desde o início da madrugada de segunda-feira, dia 17. As informações foram divulgadas pela Patrulha de Fronteira (CBP, sigla em inglês). Entre os imigrantes estavam crianças que rastejavam sob arames farpados.
A Fox News divulgou vídeos que mostraram esta travessia ocorrida perto de Eagle Pass, no Texas, a qual foi considerada uma das maiores registradas pela emissora de TV.
As imagens mostraram uma aglomeração de imigrantes correndo para a margem do rio durante a noite e atravessando em uma longa fila, de margem a margem.
A travessia em massa aconteceu bem ao lado do posto de entrada em Eagle Pass, que é a maneira legal de cruzar a fronteira. A equipe de drones da Fox News filmou quando os imigrantes chegaram do lado dos EUA, na madrugada de segunda-feira, mostrando o grande grupo de imigrantes sendo processado pela Patrulha de Fronteira.
O CBP twittou na segunda-feira: "De acordo com as leis de imigração dos EUA, a maioria dos imigrantes que chegam à nossa fronteira não é elegível para permanecer nos Estados Unidos. As leis de asilo não oferecem alívio apenas por motivos econômicos ou violência geral".
Após a revogação da ordem de saúde pública do Título 42, em 11 de maio, o CBP afirma que os Estados Unidos "voltaram a aplicar integralmente as autoridades de imigração do Título 8 para processar e remover rapidamente indivíduos que chegam à fronteira e não têm uma base legal para ficar".
Embora o Departamento de Segurança Interna tenha afirmado que as travessias caíram de 50% a 70% após o término do Título 42, nas últimas semanas, as travessias parecem ter voltado a aumentar.