Publicado em 30/09/2023 as 12:00pm
Ron DeSantis promete deportar “todos os que entraram ilegalmente nos EUA sob administração Biden”
Da redação Na sexta-feira, dia 29 de setembro, DeSantis, em sua declaração mais firme sobre...
Da redação
Na sexta-feira, dia 29 de setembro, DeSantis, em sua declaração mais firme sobre deportação até o momento, se comprometeu a remover todos os imigrantes que entraram nos Estados Unidos ilegalmente durante a administração do Presidente Biden. "Todos os que entraram neste período têm que ir embora - eles serão enviados de volta a seus países", disse o pré-candidato presidencial republicano.
Questionado sobre as deportações enquanto respondia a perguntas de repórteres após um evento de campanha em Long Beach, Califórnia, DeSantis reiterou que, se eleito para a Casa Branca, "essa será a primeira prioridade”. Ele acrescentou que são provavelmente seis ou sete milhões de pessoas neste grupo. “Isso vai exigir muito esforço. Vai exigir que nos envolvamos profundamente", acrescentou.
A imigração ilegal e a segurança na fronteira sempre foram uma grande preocupação para os eleitores republicanos, e líderes do GOP têm criticado fortemente a administração do Presidente Biden por causa do aumento nas travessias na fronteira.
DeSantis afirmou que "se não houver uma sanção por violação da lei, isso vai continuar acontecendo". Combater a imigração ilegal tem sido uma prioridade máxima para ele, que tomou várias medidas anti-imigração como governador da Flórida nos últimos anos.
Em junho, DeSantis revelou um plano de segurança na fronteira enquanto estava ao lado do Rio Grande, no Texas, que separa os EUA do México, para "parar a invasão".
Nas últimas semanas, o governador intensificou ainda mais a questão na campanha eleitoral. DeSantis ocupa uma distante segunda posição em muitas das últimas pesquisas de nomeação presidencial republicana, muito atrás do ex-presidente Donald Trump, que lidera com folga a corrida.
O governador, que criticou repetidamente Trump em relação à imigração ilegal e segurança na fronteira, continuou a atacar o ex-presidente na sexta-feira. "Gostaria de observar que o ex-presidente está fazendo campanha com a mesma promessa que fez em 2016, mas não cumpriu", enfatizou DeSantis.
DeSantis argumentou que durante o primeiro mandato do então-presidente Barack Obama, "houve mais deportações do que no mandato de Trump. Agora ele está dizendo que vai fazer algo grandioso. Ele teve quatro anos e não conseguiu cumprir. Sabe, nós vamos conseguir fazer o trabalho."