Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/10/2023 as 11:00pm

Mais um imigrante morre sobre custódia do ICE

Logo do ICE Em uma triste ocorrência, um nacional nicaraguense que estava sob custódia...

Logo do ICE

Em uma triste ocorrência, um nacional nicaraguense que estava sob custódia do Departamento de Imigração dos Estados Unidos (ICE, sigla em inglês) faleceu no Valley Baptist Medical Center (VBMC) em Harlingen, Texas, no dia 8 de outubro. A causa preliminar da morte foi declarada como parada cardíaca, secundária a uma condição médica séria, chamada coagulopatia intravascular disseminada causada pela leucemia.

A vítima, Julio Cesar Chirino Peralta, de 32 anos, havia ingressado nos Estados Unidos em 10 de setembro, atravessando a fronteira sem inspeção, admissão ou autorização de um oficial de imigração, próximo a Brownsville, Texas. No mesmo dia, ele foi detido pela Patrulha de Fronteira dos EUA e notificado com um Aviso e Ordem de Remoção Expedida, Formulário I-860, de acordo com a seção 212(a)(7)(A)(i)(I) da Lei de Imigração e Nacionalidade, sob alegação de ser um imigrante pretendido sem visto de imigrante.

No dia 12 de setembro, Chirino foi transferido para o Escritório de Cumprimento e Remoção (ERO) do ICE, na unidade de Harlingen. Lá, ele foi mantido no Centro de Detenção de Port Isabel, em Los Fresnos, Texas, aguardando os procedimentos de imigração.

Em 5 de outubro, o ICE Health Service Corps notificou o ERO Harlingen de que Chirino havia sido admitido no VBMC em Harlingen devido a fraqueza no lado esquerdo e para descartar a possibilidade de um derrame. Naquela data, sua condição estava estável.

No entanto, em 8 de outubro, às 20h02, o VBMC informou ao ERO Harlingen o trágico falecimento de Julio Cesar Chirino Peralta.

Em conformidade com os protocolos do ICE, as autoridades competentes, incluindo o Departamento de Segurança Interna (DHS), o Escritório do Inspetor Geral e o Escritório de Responsabilidade Profissional do ICE, foram imediatamente notificadas sobre o ocorrido. O ICE também entrou em contato com o Consulado Geral da Nicarágua em Houston para informar sobre a morte de Chirino.

O ICE reitera seu compromisso em garantir que todos sob sua custódia permaneçam em ambientes seguros, seguros e humanos. Os detidos recebem atendimento médico, odontológico e de saúde mental abrangente desde o momento em que chegam e durante toda a sua detenção. Além disso, eles têm acesso a consultas médicas e cuidados de emergência 24 horas por dia. Em nenhum momento é negado atendimento médico emergencial a qualquer detido.

Em casos de morte de indivíduos sob custódia do ICE, o ERO do ICE notifica oficialmente o Congresso, partes interessadas de organizações não governamentais e a mídia. Um comunicado de imprensa com detalhes relevantes é divulgado no site público em até dois dias úteis, em conformidade com as políticas da agência. O ICE também é obrigado a tornar públicos todos os relatórios relacionados a mortes sob custódia no prazo de 90 dias, de acordo com os requisitos estabelecidos na Lei de Alocações para o DHS (2018).

Esta trágica ocorrência sublinha a importância de garantir que todos os indivíduos sob custódia recebam cuidados de saúde adequados e que ocorram investigações rigorosas em caso de óbito.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

TV Record- assita a Record TV em qualquer lugar dos Estados Unidos e Canadá via Smart TV, PC, Laptop ou celular. Acesse: www.recordtvamericas.com

Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com

Fonte: Da redação

Top News