Publicado em 26/10/2023 as 8:00am
Autoridades de NH aumentam fiscalização na fronteira com o Canadá
O governador Chris Sununu e o Procurador-geral, John Formella, estavam ladeados por policiais estaduais e locais na quinta-feira, quando apresentaram a Northern Border Alliance Task Force, uma iniciativa de US$ 1,4 milhão incluída no orçamento estadual mais recente.
À medida que as autoridades de New Hampshire anunciaram 10.000 horas adicionais de patrulha ao longo de 18 meses na fronteira do estado com o Canadá, elas apontaram para dados recentemente obtidos que mostram que aproximadamente 430 indivíduos na lista de observação de terroristas tentaram cruzar a região norte dos Estados Unidos no último ano fiscal - um número maior do que na fronteira sul.
Eles reconheceram na quinta-feira, dia 19, que esses números representam tentativas de entrada em toda a fronteira do país com o Canadá e não conseguiram fornecer números específicos para as 58 milhas da fronteira de New Hampshire. Essa falta de dados tem sido um ponto focal para aqueles que se opõem ao aumento dos esforços do estado em relação a travessias ilegais no norte.
O governador Chris Sununu e o Procurador-geral, John Formella, estavam ladeados por policiais estaduais e locais na quinta-feira, quando apresentaram a Northern Border Alliance Task Force, uma iniciativa de US$ 1,4 milhão incluída no orçamento estadual mais recente.
É a primeira vez que Sununu e Formella detalham como esse dinheiro será usado.
O setor de Swanton da Patrulha de Fronteira dos EUA - 295 milhas em New Hampshire, Vermont e parte de New York - teve mais de 6.000 detenções no último ano, "um aumento significativo" e "mais do que nos últimos 11 anos combinados", de acordo com Formella.
Os únicos dados fornecidos pelas autoridades são para todo o setor de Swanton, não para cada estado. Sununu iniciou suas declarações fazendo referência ao ataque do Hamas a Israel, chamando o assassinato de pelo menos 1.400 pessoas de um indício de que as ameaças de ataques terroristas "estão em seu auge".
No último ano, Sununu disse que 85% de todos os encontros na fronteira terrestre com indivíduos na lista de observação de terroristas ocorreram na fronteira norte - enquanto apenas 15% ocorreram na fronteira sul. De acordo com um relatório de Segurança Interna de 2020, alguém pode ser colocado na lista de observação se as autoridades tiverem suspeitas razoáveis de que eles se envolveram na preparação ou condução de atividades terroristas.
O relatório não dá exemplos específicos. Parentes de um indivíduo ou outros contatos próximos também podem ser incluídos. "Obviamente, a grande proporção de encontros em geral acontece na fronteira sul", disse Sununu. "Mas o fato de que os terroristas estão claramente fazendo um esforço concentrado para usar o Canadá e a fronteira norte como seu ponto de acesso aos Estados Unidos apenas traz uma preocupação maior", acrescentou.
Em reação ao lançamento da Northern Border Alliance Task Force, Sebastian Fuentes, diretor político da Rights & Democracy NH e ativista dos direitos dos imigrantes, chamou o foco nas travessias ilegais de uma "crise fabricada" e um "truque político". Ele fez parte de um grupo que visitou Pittsburg, Colebrook, Clarksville e Stewartstown em setembro, onde conversaram com moradores locais e proprietários de empresas.
O que eles ouviram, segundo ele, foi muito diferente do que Sununu e as autoridades estaduais estão dizendo. "Meu desafio ao governador é: quem tem os fatos?", disse. "Quem sabe que isso está realmente acontecendo? Divulgue os dados reais", desafiou.
A falta de dados específicos de New Hampshire levou os membros da Câmara a eliminar o financiamento pedido por Sununu do orçamento na última sessão legislativa, mas depois o Senado restaurou o dinheiro.
A União Americana das Liberdades Civis (ACLU, sigla em inglês) de New Hampshire entrou com uma ação federal em maio buscando dados estaduais da Alfândega e Proteção de Fronteiras e a organização continuou a sua pressão na quinta-feira.
Em um comunicado, Frank Knaack, diretor de políticas da ACLU, disse: "O Gabinete do Governador e o Departamento de Segurança ainda não conseguem mostrar nenhum dado específico sobre a fronteira de New Hampshire e as travessias e, no entanto, anunciaram que, em vez de investir nas necessidades reais documentadas das comunidades do North Country - incluindo moradia, banda larga e tratamento de uso de substâncias - eles estão avançando para a próxima fase de seu projeto de expansão do poder policial e vigilância dentro do estado sob a aparência de uma “suposta crise em nossa fronteira”.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
ADVOGADO EM ORLANDO (FL)- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. DANILO BRACK LAW seu advogado brasileiro na Flórida. Tel: 978-453-7225
SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.
BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construindo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com. Para mais informações ligue: (617) 440-8471.
Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com