Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/12/2023 as 10:00am

Prefeito de Chicago (IL) inicia processos judiciais contra empresas que transportam “cladestinamente” imigrantes para a cidade

Esses republicanos argumentam que a ação é necessária para mostrar ao restante do país o que os estados fronteiriços estão enfrentando devido ao aumento de imigrantes.


Vários ônibus lotados de imigrantes chegaram a Chicago

O prefeito de Chicago (Illinois), Brandon Johnson, começou a apresentar dezenas de processos judiciais contra empresas de que transportam imigrantes da fronteira sul “de forma clandestina”. Isso porque em um esforço para destacar a gravidade da crise imigratória, alguns governadores republicanos enviaram ônibus lotados de migrantes para estados controlados pelos democratas e cidades santuário.

Esses republicanos argumentam que a ação é necessária para mostrar ao restante do país o que os estados fronteiriços estão enfrentando devido ao aumento de imigrantes.

De acordo com uma reportagem do Chicago Tribune, a administração de Johnson começou a apresentar processos judiciais contra aqueles envolvidos no transporte destes imigrantes. "O cuidado de mais de 24.400 imigrantes que chegaram a Chicago desde agosto de 2022 tornou-se uma urgência elevada com a chegada do inverno e testou os limites de quão acolhedora a cidade pode ser", relatou o noticioso.

"A cidade apresentou 55 processos desde que implementou novas regras sobre quando e onde os ônibus podem chegar no meio”, informou o Departamento de Justiça.

Os processos abordam 77 ônibus no total acusados de violar as regras, e registros públicos mostram que pelo menos alguns casos buscam multas contra as empresas de ônibus.

O porta-voz do gabinete do prefeito, Cassio Mendoza, criticou os ônibus "clandestinos e descoordenados", alegando que estão colocando em perigo a vida dos imigrantes e pediu que as empresas de ônibus sejam responsabilizadas.

Ele afirmou que Chicago "continua a receber solicitantes de asilo, mas a cidade não pode abrigar com segurança e eficiência os imigrantes quando as empresas de ônibus, contratadas pelo Estado do Texas, violam flagrantemente todas as medidas de segurança que a cidade implementou".

A cidade está implementando novas regras para os ônibus em relação a quando e onde podem desembarcar os imigrantes.

Estas novas regras incluem um limite de dois ônibus por hora e horários limitados de desembarque apenas de segunda a sexta-feira, das 8:00 a.m. às 5:30 p.m.

Segundo relatos, os ônibus também precisarão da aprovação da cidade para desembarcar passageiros. Além disso, Johnson busca a capacidade de confiscar ônibus que não seguem as novas regras e aplicar multas de até US$ 3,000.

De acordo com o Tribune, mais de 460 ônibus com imigrantes chegaram à cidade desde maio.

O vereador Raymond Lopez, recentemente, disse que os residentes de Chicago estão cansados da crescente crise imigratória na cidade.

 

Top News