Publicado em 15/12/2023 as 5:00pm
Operação Lone Star resultou em quase 500.000 detenções de imigrantes
A Operação Lone Star, do governador do Texas, Greg Abbott, resultou na detenção de mais de...
A Operação Lone Star, do governador do Texas, Greg Abbott, resultou na detenção de mais de 488.500 imigrantes indocumentados na fronteira com o México desde o seu lançamento em 2021. As informações foram divulgadas pelo próprio governo.
As ações também resultaram em mais de 37.300 prisões criminais.
Além das detenções de imigrantes, as forças policiais do Texas apreenderam mais de 450 milhões de doses de fentanil, de acordo com informações divulgadas por Abbott nas redes sociais no domingo, dia 10. "O Texas está segurando a linha", escreveu ele.
O governador do Texas tomou medidas para conter a imigração ilegal em seu estado, incluindo a instalação de uma série de boias esféricas laranjas no Rio Grande, em Eagle Pass. No entanto, um tribunal de apelações federal confirmou uma decisão de um tribunal inferior ordenando que o Estado removesse este material, concluindo que foi violado leis que regem vias navegáveis ao colocar as barreiras ao longo da fronteira entre os dois países.
O esforço foi uma resposta ao número recorde de imigrantes cruzando a fronteira sul. No ano fiscal de 2022, a Patrulha de Fronteira dos EUA encontrou mais de 2,2 milhões de imigrantes na divisa entre os EUA e o México — um aumento significativo em relação aos 1,9 milhão encontrados no ano anterior.
A crise na fronteira tornou-se uma questão nacional para muitos norte-americanos, especialmente porque Abbott tem transportado milhares de imigrantes para cidades democratas.
Agora, essas cidades enfrentam crises duplas com o aumento das populações de imigrantes e sem-teto à medida que as temperaturas começam a baixar.
O presidente Joe Biden disse no domingo que estava disposto a fazer "compromissos significativos na fronteira". Os republicanos afirmam que os números recordes de imigrantes que cruzam a fronteira sul representam uma ameaça à segurança, pois as autoridades não podem realizar verificações adequadas em todos eles.
A região da fronteira entre os EUA e o México é perigosa, com os imigrantes frequentemente enfrentando violência, extorsão e outras formas de abuso durante suas jornadas, muitos chegando em extrema dificuldade, fugindo da violência, pobreza e perseguição em seus países de origem.
Um controverso projeto de lei de imigração destinado a lidar com a entrada ilegal no estado foi enviado ao gabinete do governador, onde se espera que Abbott o assine.
O Projeto de Lei do Senado do Texas nº 4, se promulgado, concederia a todos os policiais em todo o estado do Texas a autoridade para prender imigrantes que entraram ilegalmente no país. Os legisladores já aprovaram e aguardam a assinatura de Abbott.
De acordo com o projeto de lei, a entrada ilegal seria tratada como uma infração. Aqueles detidos teriam a opção de retornar ao país por um porto de entrada legal ou enfrentar a acusação, levando a uma possível condenação e subsequente deportação. O governo do México criticou a medida, alertando que resultaria em separações familiares e perfilamento racial.
Projetos de lei semelhantes estão pendentes em outros estados, incluindo Flórida, Louisiana e Carolina do Norte.