Publicado em 13/06/2024 as 7:00am
Rhode Island solta imigrante acusado de estupra de pessoa com deficiência mental e gera polêmica
Fonte: Da redação
Apesar dos esforços dos legisladores democratas para limitar a atuação da Agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos (ICE) em locais como escolas, hospitais e tribunais sem mandado judicial, Rhode Island ainda mantém, de fato, uma política de santuário, de acordo com a Federação para a Reforma da Imigração Americana.
O governador democrata Dan McKee confirmou em um comunicado em 22 de fevereiro que o estado, cuja capital é uma cidade santuário, não manterá uma pessoa sob custódia unicamente com base em um mandado de detenção da ICE.
No entanto, recentemente, a prisão de um imigrante ilegal da Guatemala pelo Departamento de Polícia de Providence em 28 de fevereiro trouxe à tona preocupações sobre a eficácia dessas políticas. O indivíduo enfrentava acusações graves, incluindo abuso sexual de criança em primeiro grau, estupro e violência doméstica. Apesar de um mandado de imigração da ICE, o Tribunal do Sexto Distrito de Rhode Island optou por liberá-lo antes que agentes da ERO Boston pudessem assumir a custódia.
A ICE, no entanto, conseguiu detê-lo em 10 de abril, evitando possíveis novas vítimas no estado. Todd M. Lyons, diretor do Escritório de Campo de Boston da ERO, enfatizou a importância de honrar os mandados de detenção de imigração para proteger os residentes locais.
Em um caso posterior, um colombiano de 33 anos, Rigberto Hoyos-Alban, foi preso pelo Departamento de Polícia de Central Falls em Rhode Island em 13 de março. Acusado de crimes graves, incluindo estupro e agressão a uma pessoa com deficiência mental, Hoyos-Alban foi liberado apesar de um mandado de imigração da ICE, permitindo que permanecesse em liberdade por mais de dois meses.
A ICE finalmente conseguiu detê-lo em 22 de maio, após intensa busca. Lyons destacou a necessidade de priorizar a segurança da comunidade, afirmando que a ERO Boston continuará a capturar e remover indivíduos violentos de suas comunidades.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170