Publicado em 20/06/2024 as 2:00pm
Defensores de Imigrantes Expressam Preocupações com Potencial Abertura de Novo Centro de Detenção em Newark (NJ)
Defensores dos direitos dos imigrantes em New Jersey estão profundamente alarmados com uma...
Defensores dos direitos dos imigrantes em New Jersey estão profundamente alarmados com uma recente decisão judicial que pode pavimentar o caminho para a abertura de um novo centro de detenção de imigrantes em Newark. Em 2023, um juiz federal permitiu que uma prisão privada de imigrantes permanecesse operando, desencadeando temores de que outras instalações similares possam surgir na região.
Katy Sastre, diretora do First Friends de New Jersey e New York, expressou sua preocupação com o potencial de transformação de Nova Jersey em um estado com apenas prisões privadas para detenção de imigrantes. "Isso é realmente aterrorizante porque toda detenção de imigração é terrível, mas prisões privadas em particular", destacou.
Dolly Hernandez, diretora executiva da Casa Freehold, outra organização defensora dos imigrantes, criticou uma carta recente do Escritório do Procurador-Geral do estado ao juiz federal, que poderia facilitar a abertura de uma nova prisão. "É hora de parar de desumanizar as pessoas. Não somos geradores de dinheiro", afirmou Hernandez.
Em contraste com a legislação estadual assinada pelo governador Phil Murphy em 2021, que proíbe entidades públicas e privadas de firmarem contratos para abrigar imigrantes detidos, o juiz federal Robert Kirsch declarou parte da lei como inconstitucional, permitindo que a empresa privada CoreCivic continue operando sua prisão em Elizabeth. O Escritório do Procurador-Geral apelou da decisão, enquanto outra empresa, GEO Group, está envolvida em um processo semelhante em relação ao Delaney Hall, próximo à prisão do condado de Essex.
"A maioria da delegação congressista de NJ já se posicionou, pedindo às autoridades federais para evitar novos contratos de detenção de imigrantes, alinhando-se aos comentários do presidente Biden contra prisões administradas por empresas privadas", destacou o deputado Rob Menendez (D-08).
Enquanto isso, defensores dos imigrantes lamentam as condições para aqueles capturados pelo ICE, apontando transferências para longe de suas famílias e incertezas legais prolongadas. Katy Sastre relatou casos de detentos transferidos para Moshannon Valley, na Pensilvânia, a centenas de quilômetros de distância, sem aviso prévio às famílias.
"A detenção de imigração não deveria existir, e a forma como está sendo conduzida atualmente em New Jersey e New York está causando confusão e medo", disse Sastre. "As táticas do ICE frequentemente visam instilar medo na comunidade."
Com o aumento potencial no número de detidos devido aos contratos com empresas como GEO Group, Sastre expressou preocupação com o futuro. "É preocupante que estejamos abrindo as portas para mais desses tratamentos desumanos em nossa comunidade", concluiu.
A situação jurídica continua complexa, mas defensores como Menendez permanecem otimistas de que esforços contínuos podem influenciar decisões futuras e garantir um tratamento mais humano para imigrantes detidos em NJ.
Fonte: Da Redação