Publicado em 20/06/2024 as 4:00pm
Imigrante indocumentado, membro de gangue perigosa, é acusado de estuprar e matar mulher em Maryland
Mais de dez meses após o assassinato de uma mãe de cinco filhos em Maryland enquanto corria,...
Mais de dez meses após o assassinato de uma mãe de cinco filhos em Maryland enquanto corria, as autoridades anunciaram no sábado, dia 15, que apresentaram acusações de assassinato e estupro contra Victor Antonio Martinez Hernandez, um homem salvadorenho de 23 anos que está no país ilegalmente e tem ligações com a gangue internacional MS-13.
O xerife do condado de Harford, Jeff Gahler, informou que Hernandez foi preso na sexta-feira pela polícia em Tulsa, Oklahoma, e será extraditado de volta para enfrentar as acusações relacionadas à morte de Rachel Morin em agosto de 2023.
Além disso, Hernandez é procurado por um homicídio ocorrido em janeiro de 2023 em El Salvador. Ele cruzou ilegalmente para os EUA em fevereiro do mesmo ano e, em março de 2023, foi vinculado a uma invasão domiciliar e agressão em Los Angeles, ferindo uma mãe e uma menina.
“Quero agora direcionar esses comentários para 1600 Pennsylvania Avenue e para todos os membros das duas câmaras do Congresso: estamos a 1.800 milhas de distância – aqui no condado de Harford – estamos a 1.800 milhas de distância da fronteira sul”, disse o xerife Gahler no sábado. “Os cidadãos americanos não estão seguros por causa de políticas de imigração falhas. Esta é a segunda vez em apenas dois anos que uma mulher inocente do condado de Harford perde a vida para um criminoso em nosso país ilegalmente.”
No ano passado, um adolescente salvadorenho de 17 anos, também entrado ilegalmente no país, foi acusado pelo assassinato de uma mulher em Aberdeen, Maryland, em 2022.
A polícia relatou que Morin foi morta em 5 de agosto de 2023, enquanto fazia jogging na trilha Ma & Pa Heritage em Bel Air, Maryland. Seu corpo foi encontrado arrastado para fora da trilha e colocado em um bueiro – o mesmo local onde a polícia acredita que o suspeito se escondeu antes de atacar Morin.
O escritório do xerife do condado de Harford compartilhou imagens de segurança do arrombamento em Los Angeles pouco depois. Em fevereiro, a polícia divulgou um esboço do suspeito e uma descrição física.
No entanto, o xerife Gahler disse que a investigação começou a enfraquecer, apesar das viagens a El Salvador e dos testes genéticos em Baltimore na esperança de identificar o suspeito. Isso mudou até que, segundo o xerife, os detetives se beneficiaram de uma “coincidência poética, ou talvez da própria assistência divina de Rachel” quando o caso teve um avanço em 20 de maio – o que seria o 38º aniversário de Morin.
Os investigadores obtiveram evidências de DNA que permitiram identificar o suspeito, informou a polícia. Hernandez foi preso em um bar em Tulsa semanas depois.
O xerife afirmou que o Departamento de Imigração e Alfândegas (ICE, sigla em inglês) emitiu um pedido de custódia para Hernandez.
Fonte: Da Redação