Publicado em 18/08/2024 as 4:00pm
Chicago se prepara para chegada de mais imigrantes antes da Convenção Nacional Democrata
Da redação Chicago está se preparando para uma possível chegada de migrantes antes da...
Da redação
Chicago está se preparando para uma possível chegada de migrantes antes da Convenção Nacional Democrata, embora as estimativas mais recentes indiquem números significativamente menores do que se esperava anteriormente. A administração do prefeito Brandon Johnson confirmou que a cidade pode receber centenas de migrantes, em vez dos mais de 20.000 inicialmente previstos.
A vice-prefeita Beatriz Ponce de León havia alertado no mês passado que até 25.000 migrantes poderiam chegar à cidade antes da convenção. No entanto, ela revisou essa previsão na terça-feira, afirmando que a cidade não espera mais um aumento tão grande. "Neste momento, não temos nenhuma informação credível de que haverá uma grande onda de ônibus vindo do Texas", disse Ponce de León ao Chicago Tribune.
A chegada esperada dos migrantes é em grande parte resultado da decisão do governador do Texas, Greg Abbott, de transportar migrantes para cidades-santuário como Chicago. O escritório de Abbott confirmou que o estado continuará enviando migrantes como uma medida para aliviar a pressão sobre suas cidades fronteiriças. "Até que o presidente Biden e a Czar da Fronteira Harris façam seu trabalho para assegurar a fronteira, o Texas continuará enviando migrantes para cidades-santuário em todo o país, como Chicago, para fornecer o alívio necessário às nossas cidades fronteiriças sobrecarregadas", disse o escritório de Abbott ao Daily Mail.
Andre Gordillo, diretor do New Vecinos Program, um grupo local de assistência a migrantes, indicou uma expectativa mais modesta. "Esperamos realisticamente de 750 a 1.000 novas chegadas na próxima semana, se tanto", afirmou Gordillo.
Enquanto a cidade se prepara para a Convenção Nacional Democrata, que contará com a vice-presidente Kamala Harris e o governador de Minnesota, Tim Walz, aceitando as nomeações de seu partido para Presidente e Vice-Presidente, os funcionários estão aliviados com a redução da escala de chegadas de migrantes.
A questão da imigração ilegal continua a ser uma preocupação crítica para eleitores em todo o país, tornando o manejo desta situação particularmente sensível à medida que Chicago se prepara para sediar um evento político de grande importância.