Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/12/2024 as 2:00pm

Legisladores e ativistas pedem ação urgente de Biden para proteger imigrantes com status temporário antes de Trump assumir

Fonte: Da redação


Com a iminente posse de Donald Trump e suas promessas de deportações em massa, senadores democratas latinos e ativistas de imigração pressionam o governo Biden a agir rapidamente para proteger imigrantes com status temporário, como o Temporary Protected Status (TPS) e o programa DACA.

Jose Cabrera, residente em Maryland e protegido pelo TPS, juntou-se aos senadores Catherine Cortez Masto (Nevada), Alex Padilla (Califórnia) e Ben Ray Luján (Novo México) em uma coletiva de imprensa para solicitar que o governo renove e expanda esses status antes da posse de Trump, em 20 de janeiro de 2025. Cabrera, que vive nos EUA há mais de 30 anos, teme que, sem essas proteções, seja alvo de deportação, apesar de sua contribuição econômica e de sua impossibilidade de retornar com segurança a El Salvador.

O TPS, que atualmente cobre mais de um milhão de imigrantes de 17 países, é temporário e não oferece um caminho para a cidadania. Designações para El Salvador e Nicarágua expiram em março e julho de 2025, respectivamente, enquanto a renovação de DACA enfrenta atrasos. Durante sua primeira administração, Trump tentou encerrar TPS para vários países, incluindo El Salvador e Nicarágua, mas foi barrado por tribunais.

“Sabemos que o governo que se aproxima tentará implementar políticas caóticas de imigração que destroem famílias”, afirmou Cortez Masto.

Impacto Econômico e Social

Os senadores destacaram que deportações em massa não apenas desestabilizariam famílias de status misto – com cerca de 4 milhões de pessoas vivendo nessa condição – mas também prejudicariam gravemente a economia dos EUA. Trabalhadores com TPS e DACA ocupam posições essenciais em setores como saúde e agricultura.

“Retirar a autorização de trabalho de centenas de milhares de trabalhadores é enfraquecer nossa própria força de trabalho”, afirmou Padilla.

Ben Ray Luján ressaltou que deportações em massa semeiam desconfiança e medo nas comunidades e colocam em risco a segurança econômica e social do país.

Ameaças ao DACA

O DACA, que protege jovens imigrantes conhecidos como “Dreamers”, enfrenta incertezas jurídicas. Apesar de Trump ter sinalizado disposição para negociar com democratas, sua posição gera ceticismo. “Da última vez que ele disse isso, ele matou um acordo bipartidário para proteger os Dreamers,” lembrou Cortez Masto.

Ativistas temem que dados de beneficiários de DACA, armazenados pelo USCIS, possam ser usados por agências como ICE para ações de deportação. “O governo tem todas as nossas informações. Esse é o pior cenário”, alertou Juliana Macedo do Nascimento, da United We Dream.

Chamado à Ação

Diante dessas ameaças, os senadores e ativistas pedem que o governo Biden renove TPS e DACA antes da posse de Trump, garantindo uma firewall entre agências imigratórias e protegendo milhões de trabalhadores que sustentam a economia e fortalecem suas comunidades. “É hora de agir agora, enquanto ainda podemos proteger essas pessoas da incerteza que vem pela frente”, concluiu Cortez Masto.

Top News