Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/12/2024 as 10:00am

México desenvolve aplicativo para "alertar" imigrantes em risco de deportação nos EUA

Fonte: Da redação


O governo do México está desenvolvendo um aplicativo que incluirá um “botão de alerta” para auxiliar migrantes em caso de detenção iminente nos Estados Unidos. A iniciativa surge em resposta às ameaças de Donald Trump, que anunciou planos para realizar deportações em massa assim que assumir a presidência.

“Se você estiver diante de uma situação de detenção iminente, basta apertar o botão de alerta, que enviará um sinal ao consulado mais próximo”, explicou Juan Ramón de la Fuente, ministro das Relações Exteriores do México, durante uma coletiva de imprensa.

O aplicativo também notificará os familiares da pessoa detida e o Ministério das Relações Exteriores do México, acrescentou o chanceler.

De acordo com ele, o aplicativo estará disponível em janeiro. “Isso nos permitirá receber alertas imediatos quando alguém identificar um risco iminente de detenção”, destacou.

O ministro também informou que o México está em diálogo com outros países da região, como Guatemala e Honduras, para entender os planos de contingência dessas nações frente à ameaça de deportações em massa nos Estados Unidos.

Ele mencionou ainda a previsão de uma reunião em nível ministerial para discutir o tema.

Donald Trump, que assume a presidência em 20 de janeiro, prometeu declarar estado de emergência nos EUA e utilizar as forças armadas para realizar o que ele descreveu como “a maior operação de deportação da história do país”. O republicano, de 78 anos, considera a entrada de migrantes sem visto pelos limites com o México uma “invasão”.

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, afirmou que seu governo está preparando um documento para destacar as contribuições dos trabalhadores mexicanos à economia americana, muitos dos quais vivem no país vizinho em situação irregular.

Enquanto isso, migrantes de diversas nacionalidades têm se organizado em caravanas com o objetivo de chegar aos Estados Unidos antes da posse de Trump.

Top News