Publicado em 30/12/2024 as 1:00pm
Cerca de 500 mil imigrantes a caminho dos EUA foram detidos no último trimestre
Fonte: Da redação
As forças de segurança mexicanas detiveram aproximadamente 475 mil imigrantes ilegais desde outubro, informaram as autoridades na última sexta-feira. O anúncio acontece enquanto o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça impor tarifas ao México caso o país não impeça a chegada de imigrantes à fronteira entre as nações.
O registro de quase meio milhão de detenções entre 1º de outubro e 26 de dezembro indica que medidas mais rigorosas foram implementadas no final do ano.
Desde o início de 2024, cerca de 900 mil imigrantes já foram detidos, conforme divulgado pelo governo no início do mês. “Acreditamos que este é um modelo eficaz, que pode ser aprimorado, mas que tem respondido de forma satisfatória a este fenômeno migratório”, afirmou o ministro das Relações Exteriores do México, Juan Ramón de la Fuente, na última sexta-feira.
Durante uma coletiva de imprensa ao lado da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, De la Fuente destacou que o número de imigrantes detidos na fronteira entre México e Estados Unidos caiu 81% em meados de dezembro, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo Israel Ibarra, especialista em imigração do Colegio de la Frontera Norte, o aumento das detenções reflete, em parte, o “compromisso de reduzir o fluxo de pessoas atravessando o México rumo aos Estados Unidos,” assumido por Sheinbaum em uma conversa recente com Trump.
A ligação ocorreu no final de novembro, após o republicano ameaçar implementar uma tarifa de 25% sobre importações do México e Canadá, caso esses países não freassem o tráfico de drogas — especialmente fentanil — e a entrada de imigrantes nos EUA.