Publicado em 5/01/2025 as 9:00am
Grande parte da população acredita que Trump conseguirá 'controlar a imigração ilegal', revela pesquisa
Fonte: Da redação
A maioria dos americanos acredita que Donald Trump, presidente eleito, será capaz de controlar a imigração ilegal. Ele pretende implementar uma campanha histórica de deportações em massa e reforçar a segurança na fronteira ao assumir o cargo este mês.
Uma pesquisa da Gallup, divulgada na última quinta-feira, revelou que 68% dos americanos acreditam que Trump conseguirá controlar a imigração ilegal, enquanto 28% discordam.
Durante sua campanha presidencial, Trump destacou o combate à imigração ilegal como prioridade, em meio a uma crise migratória sem precedentes na fronteira sul.
"Vamos corrigir nossas fronteiras e tudo o que está errado no nosso país", afirmou ele após vencer as eleições em novembro.
Entre suas promessas está a realização da "maior operação de deportação da história dos Estados Unidos". Além disso, ele pretende invocar o Alien Enemies Act para deportar membros de gangues, traficantes e integrantes de cartéis conhecidos ou suspeitos, priorizando a aplicação das leis de imigração. Trump também planeja retomar a construção do muro na fronteira sul, que foi interrompida pela administração Biden após ter sido iniciada em sua primeira gestão.
A Fox Digital informou que o plano inclui ampliar o uso de tornozeleiras eletrônicas para imigrantes que não podem ser detidos e expandir centros de detenção próximos a grandes cidades. Trump nomeou Tom Homan, ex-diretor interino do ICE, como responsável pela fronteira, e indicou a governadora Kristi Noem para liderar o Departamento de Segurança Interna.
Outros temas em que os entrevistados acreditam que Trump terá êxito incluem redução do desemprego (60%), proteção contra o terrorismo (60%), fortalecimento da economia (58%) e evitar a participação dos EUA em guerras (55%).
A pesquisa também revelou que a maioria espera que Trump reduza impostos, diminua a criminalidade e "melhore a imagem dos Estados Unidos no cenário internacional".
Por outro lado, menos pessoas acreditam que ele irá melhorar o sistema de saúde (40%), proteger o meio ambiente (35%) ou reduzir as divisões políticas no país (33%).
Uma pesquisa da Fox News, realizada em dezembro, mostrou que a maioria dos eleitores está otimista com o governo que se inicia. Cerca de 54% disseram sentir esperança, 50% afirmaram estar aliviados e 48% se disseram empolgados.
Além disso, a pesquisa destacou que a economia é a principal preocupação dos americanos (34%), com imigração e segurança nas fronteiras em segundo lugar (21%). Nenhuma outra questão, incluindo o aborto (7%), atingiu níveis significativos de importância.