Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/01/2025 as 11:00am

Governador do Texas informa a prisão de 4 integrantes da gangue Tren de Aragua na fronteira

Fonte: Da redação


O governador do Texas, Greg Abbott, anunciou na sexta-feira que policiais estaduais prenderam quatro integrantes da infame gangue Tren de Aragua depois que eles cruzaram a fronteira do México para o sul do Texas.

Segundo Abbott, em 31 de dezembro, agentes do Departamento de Segurança Pública do Texas interceptaram os quatro membros dessa organização criminosa transnacional, originária da Venezuela, no Condado de Val Verde, próximo a Del Rio.

Os suspeitos faziam parte de um grupo composto por 22 migrantes vindos da Colômbia, México, Peru e Venezuela. Entre eles, 11 foram presos por invasão de propriedade. Famílias que integravam o grupo foram encaminhadas à Patrulha de Fronteira dos EUA para processamento.

Dos 11 detidos, nove eram venezuelanos. Durante as investigações, autoridades identificaram que, com base em tatuagens e entrevistas, quatro deles pertenciam ao Tren de Aragua. Abbott afirmou que a análise de celulares dos suspeitos confirmou a ligação com a gangue, por meio de informações obtidas em aplicativos de redes sociais.

“A segurança dos texanos é nossa maior prioridade, especialmente diante da ameaça crescente do Tren de Aragua”, declarou Abbott. “Classifiquei o TdA como uma organização terrorista estrangeira e não permitiremos que essa gangue atue ou estabeleça bases no Texas.”

Os quatro suspeitos presos na véspera de Ano Novo foram identificados como: Segundo Ocando-Mejia, de 39 anos; Pedro Luis Salazar-Cuervo, de 27 anos; Antonio Joe Urruttia-Rojas, de 18 anos; e Levi Jesus Urruttia-Blanco, também de 18 anos. De acordo com o governador, tatuagens nos ombros de Ocando-Mejia sugerem que ele pode ser um líder do grupo.

Abbott descreveu os integrantes da gangue como “violentos” e afirmou: “Até que o presidente Trump retorne à Casa Branca para fortalecer nossa fronteira, o Texas continuará perseguindo criminosos perigosos como o TdA e garantindo que eles sejam presos para proteger os texanos.”

Em setembro, o governador emitiu uma proclamação declarando o Tren de Aragua como uma organização terrorista estrangeira, alertando que qualquer pessoa que apoie ou facilite as atividades criminosas do grupo no Texas estará sujeita a penalidades mais severas.

Além disso, Abbott ofereceu recompensas de até US$ 5.000 por informações que levem à identificação e prisão de membros do Tren de Aragua.

“Com o apoio do público e o trabalho dedicado das forças de segurança em todos os níveis, vamos capturar esses criminosos perigosos e colocá-los atrás das grades definitivamente”, garantiu Abbott.

Para receber a recompensa, as denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:

  • Telefone para a linha direta Texas Crime Stoppers: 1-800-252-TIPS (8477);
  • Envio de informações online pelo site do Departamento de Segurança Pública do Texas, com a opção de manter o anonimato.

Top News