Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/01/2025 as 4:00pm

Câmara dos Representantes dos EUA aprova lei para deportar imigrantes condenados por furtos

Fonte: Da redação


O "shoplift", furto de produtos em estabelecimentos comerciais, considerado um delito de menor gravidade, poderá agora levar à deportação de imigrantes nos Estados Unidos. Na terça-feira, 7, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei que prevê a prisão de imigrantes em situação irregular por crimes como roubo e furto, incluindo o "shoplifting".

O projeto, denominado HR29, foi aprovado com 264 votos a favor, incluindo o apoio de 48 democratas, e agora segue para o Senado.

O HR29 leva o nome de Laken Riley, uma estudante de enfermagem de 22 anos que foi assassinada na Geórgia em fevereiro de 2024 por José Ibarra, um imigrante venezuelano que entrou ilegalmente no país e estava autorizado a permanecer nos EUA enquanto aguardava o resultado de um pedido de asilo.

O caso teve grande repercussão nacional durante a campanha presidencial de 2024, quando o republicano Donald Trump vinculou o assassinato ao sistema de imigração “de fronteiras abertas” da administração Biden-Kamala.

“A Lei Laken Riley é um passo importante para garantir que criminosos imigrantes ilegais sejam rapidamente expulsos das nossas comunidades e do país”, afirmou o republicano Tom Emmer, líder da Câmara.

“Estamos começando com segurança nas fronteiras, conforme prometido. A população e os eleitores consideram isso uma prioridade”, declarou o presidente da Câmara, Mike Johnson, antes da votação. “Temos muito a fazer para corrigir essa situação, que se agravou nos últimos quatro anos sob o governo de Joe Biden”, acrescentou Johnson.

Para muitos democratas, essa legislação é perigosa. “Ela alimenta uma retórica perigosa, criminalizando imigrantes e colocando famílias inocentes em risco”, destacou o deputado democrata Adriano Espaillat, de origem dominicana.

Top News