Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/01/2025 as 11:00am

Agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA detêm migrantes durante ação de fiscalização.

Fonte: Da redação


Comunidades imigrantes no Condado de Kern, na Califórnia, estão em alerta enquanto a Patrulha de Fronteira dos EUA realiza operações de fiscalização na região nesta semana.

Vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais mostram agentes da Patrulha de Fronteira abordando e prendendo pessoas em diferentes locais. A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, em inglês) confirmou as operações, que, segundo a agência, são "direcionadas".

“A USBP realiza prisões específicas de indivíduos envolvidos no tráfico em nossas áreas de atuação como parte dos esforços para desmantelar organizações criminosas transnacionais”, afirmou um porta-voz da CBP em comunicado.

Entretanto, Sarah Fuentes, gerente de um posto da Chevron em Bakersfield, relatou à ABC News que viu agentes, alguns disfarçados, abordando clientes, questionando sobre o status migratório e prendendo diversas pessoas. Inicialmente, Fuentes achou que os agentes estavam cumprindo mandados, mas percebeu que "apenas hispânicos e trabalhadores rurais estavam sendo parados".

De acordo com uma publicação no X (antigo Twitter), membros do sindicato United Farm Workers (UFW) foram detidos em várias partes do Condado de Kern durante a operação. “Trabalhadores do UFW estão entre os detidos enquanto voltavam do trabalho ontem, no Condado de Kern, CA. Estamos oferecendo suporte a eles e suas famílias. Ações como essas não promovem segurança, mas sim intimidam trabalhadores honestos”, dizia o post.

O UFW estima que cerca de 192 pessoas podem ter sido detidas no Condado de Kern durante a semana.

Antonio De Loera-Brust, diretor de comunicação do UFW, destacou que nunca presenciou uma operação desse tipo na área. “Eles estão muito longe da fronteira e, apesar das declarações públicas sobre operações direcionadas, tudo o que ouvimos e vimos aponta para detenções aleatórias, parando pessoas em locais públicos, postos de gasolina, sem critério aparente.”

A prefeita de Bakersfield, Karen Goh, confirmou à ABC News que o departamento de polícia local tem conhecimento das operações, mas não está cooperando com as autoridades federais.

“A legislação estadual proíbe o uso de recursos locais ou estaduais para colaborar na aplicação de leis federais de imigração. O Departamento de Polícia de Bakersfield permanece focado exclusivamente na segurança pública local. Qualquer residente que seja vítima e precise de assistência policial pode entrar em contato com o departamento, independentemente de seu status migratório”, disse Goh em comunicado.

Top News