Publicado em 17/01/2025 as 4:00pm
Brasileiro procurado por assassinato em Minas Gerais é preso em Fall River (MA)
De acordo com o ICE, o suspeito entrou nos Estados Unidos em março de 2024, por meio de Nova York, mas violou as condições de sua entrada ao não deixar o país após o prazo permitido.
Um cidadão brasileiro foi preso em Fall River na véspera de Ano Novo, acusado de homicídio no Brasil, após uma operação de autoridades federais de imigração dos Estados Unidos. O homem, cujo nome não foi divulgado, foi detido por oficiais do Departamento de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE) e está sendo mantido sob custódia enquanto aguarda os trâmites para sua remoção.
De acordo com o ICE, o suspeito entrou nos Estados Unidos em março de 2024, por meio de Nova York, mas violou as condições de sua entrada ao não deixar o país após o prazo permitido. Em junho de 2024, autoridades de Minas Gerais, Brasil, emitiram um mandado de prisão por homicídio contra ele.
A prisão ocorreu no dia 31 de dezembro, perto da residência do suspeito, em Fall River. O ICE informou que o homem permanecerá detido enquanto aguarda os procedimentos legais para sua possível extradição.
Patricia H. Hyde, diretora interina do Escritório de Operações de Execução e Remoção (ERO) em Boston, destacou em um comunicado a determinação do ICE em evitar que comunidades de Massachusetts, como Fall River, se tornem refúgios para fugitivos internacionais. “Estamos comprometidos em localizar criminosos acusados que colocam nossos residentes em risco”, afirmou Hyde.
O caso chamou a atenção para a cooperação internacional e a atuação das autoridades dos EUA em localizar e prender indivíduos procurados por crimes em seus países de origem, mesmo quando estes tentam escapar para fora das fronteiras.