Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/01/2025 as 1:00pm

México constrói abrigos temporários para se preparar para deportações em massa dos EUA

Fonte: Da redação


O México iniciou a construção de abrigos temporários na cidade de Ciudad Juárez, localizada na fronteira com os Estados Unidos, para se preparar para a chegada de milhares de migrantes que podem ser deportados em massa, conforme prometido pelo presidente dos EUA, Donald Trump. As autoridades locais, lideradas por Enrique Licon, funcionário municipal de Ciudad Juárez, informaram que os abrigos terão capacidade para acomodar grandes quantidades de pessoas e devem estar prontos em poucos dias. Licon descreveu o esforço como "sem precedentes".

Na tarde desta terça-feira (21), trabalhadores estavam ocupados descarregando estruturas de metal de caminhões, com os grandes pátios à beira do Rio Grande – que separa o México dos Estados Unidos – sendo transformados em locais de acolhimento temporário. Do outro lado da fronteira, em Eagle Pass, Texas, também havia atividades de construção, com a montagem de uma barreira de bóias para impedir a travessia de migrantes pelo rio.

Além de Ciudad Juárez, o governo mexicano está preparando abrigos e centros de recepção em outras oito cidades do norte do país. O plano, detalhado em um documento oficial denominado "O México abraça você", prevê que os deportados recebam apoio básico, como alimentação, moradia temporária, assistência médica e ajuda para regularização de documentos de identidade.

O governo também anunciou que terá uma frota de ônibus pronta para transportar os mexicanos deportados para suas cidades de origem. O objetivo é garantir uma acolhida digna e apoio logístico aos cidadãos mexicanos afetados pelas deportações em massa.

Com esse movimento, o México reforça suas medidas de preparação para o que muitos consideram um aumento significativo no número de deportações, em um cenário de tensão nas relações migratórias entre os dois países.

Top News