Publicado em 26/01/2025 as 8:00am
Agentes do ICE invadem peixaria em Newark (NJ) e prendem três imigrantes indocumentados
Da redação Na manhã de quinta-feira, 23, por volta das 11h30, agentes do Departamento de...
Da redação
Na manhã de quinta-feira, 23, por volta das 11h30, agentes do Departamento de Segurança Interna (Homeland Security) realizaram uma operação no Oceans Seafood Depot, um mercado de atacado de peixes localizado na Adams St., em Newark, Nova Jersey. Segundo informações de uma fonte federal, a ação foi motivada por uma denúncia de que o estabelecimento empregava imigrantes indocumentados.
Durante a operação, três trabalhadores indocumentados foram presos. Um quarto homem, identificado como militar americano, foi questionado, mas os agentes alegaram suspeitar da autenticidade de seus documentos militares. Além disso, quatro funcionárias que apresentaram identificações foram interrogadas.
De acordo com o prefeito de Newark, Ras Baraka, os agentes chegaram ao local em carros descaracterizados e sem mandado de prisão. Ele afirmou que as quatro mulheres tiveram suas digitais coletadas, foram fotografadas e receberam intimações para comparecer à Corte. “O problema com isso é que nenhuma dessas pessoas é estuprador, assassino ou criminoso”, declarou o prefeito.
As funcionárias intimadas são mães, o que levantou preocupações na comunidade local. O caso reacendeu o debate sobre a atuação dos agentes federais e suas práticas. Em nota oficial, o Departamento de Segurança Interna classificou a operação como de rotina, mas afirmou que não comentaria investigações em andamento.
O incidente ressalta as tensões entre autoridades locais e federais sobre políticas de imigração, especialmente em cidades como Newark, onde a comunidade imigrante desempenha um papel fundamental na economia e sociedade locais.