Publicado em 31/01/2025 as 9:00pm
Brasileiro é deportado dos EUA após 35 anos vivendo no país
Na chegada ao Brasil, Oliveira conversou com jornalistas e destacou a boa recepção da Comissão de Direitos Humanos.
Sinval de Oliveira, 51 anos, um dos 88 brasileiros deportados neste fim de semana em um voo fretado pelos Estados Unidos, estava no país há 35 anos e passou os últimos três anos preso após ser condenado por lavagem de dinheiro. Oliveira foi um dos deportados cujo voo, que fez uma parada técnica em Manaus para reabastecimento, enfrentou problemas mecânicos.
Durante a escala em Manaus, Oliveira e outros deportados, entre eles famílias e crianças, pediram ajuda. O governo brasileiro reagiu exigindo a retirada das algemas dos nacionais e providenciou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para levá-los até seu destino final em Belo Horizonte.
Na chegada ao Brasil, Oliveira conversou com jornalistas e destacou a boa recepção da Comissão de Direitos Humanos. Ele contou que estava nos EUA há mais de três décadas, mas não especificou os motivos da deportação.
De acordo com a Polícia Federal, nenhum dos passageiros do voo possui pendências legais no Brasil.
Nos Estados Unidos, Oliveira foi condenado em junho de 2022 a cinco anos de prisão por conspiração para lavagem de dinheiro, após se declarar culpado três meses antes. A deportação marca o fim de uma longa batalha legal para Oliveira e outros deportados, muitos dos quais enfrentaram desafios semelhantes durante sua estadia nos EUA.