Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/02/2025 as 3:00pm

Jovem de Lynn, detido pelo ICE apesar de seu status legal, reencontra a família

Fonte: Da redação


Uma adolescente de Lynn foi libertada da custódia do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE) e pôde se reunir com sua família após passar vários dias detida em uma prisão no Maine, informou o advogado da família na noite de sexta-feira.

Mais cedo, naquele mesmo dia, um promotor distrital de Massachusetts declarou que sua equipe não daria continuidade à acusação contra Zeneyda Barrera, de 18 anos, residente em Lynn. Ela havia sido presa após um incidente doméstico e, pouco depois, colocada sob custódia do ICE, apesar de possuir status legal no país.

A jovem foi detida em sua casa na manhã de segunda-feira, depois que um vizinho escutou uma discussão. Segundo um relatório da Polícia de Lynn, Barrera foi acusada de empurrar seu irmão de 12 anos durante um desentendimento sobre um telefone celular.

"Foi apenas uma briga entre irmãos, onde ambos se empurraram por causa de um telefone", explicou Patrick Callahan, advogado de Barrera.

Callahan destacou que agentes federais levaram Barrera sob custódia antes que ela pudesse sair do tribunal na segunda-feira.

A família, originária da Nicarágua, está nos EUA há dois anos e aguarda a análise do pedido de asilo completo, acrescentou o advogado.

"Os agentes foram ao tribunal à sua procura, já com uma ordem de detenção em mãos", disse Callahan. "Esse caso é um exemplo claro de injustiça."

Segundo Callahan, sua cliente foi mantida em uma instalação federal no Maine e ainda estava sob custódia até a tarde de sexta-feira.

O promotor distrital do condado de Essex, Paul F. Tucker, anunciou que a acusação de agressão contra Barrera será retirada e que ela será encaminhada para um programa de reabilitação, permitindo que réus primários tenham a oportunidade de participar de programas específicos em vez de enfrentar o processo judicial.

"Hoje, minha equipe apresentou um nolle prosequi, ou seja, uma decisão de não prosseguir com a acusação, conforme previsto na Regra 16(a) das Regras de Procedimento Criminal de Massachusetts", declarou Tucker. "Isso encerra o processo contra Barrera, mas permite que ela participe e conclua o programa de reabilitação."

O ICE foi contatado para esclarecer os motivos da detenção de Barrera, mas ainda não respondeu.

Top News