Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/02/2025 as 8:00am

Trazendo o caos': Responsável pela fronteira no governo Trump ataca Boston, cidade santuário, e seu chefe de polícia

Fonte: Da redação

Trazendo o caos': Responsável pela fronteira no governo Trump ataca Boston, cidade santuário, e seu chefe de polícia Tom Homan

O czar da fronteira da Casa Branca, Tom Homan, declarou no sábado que pretende "trazer o inferno" para Boston devido à política de cidade santuário adotada pela cidade.

Durante um discurso repleto de palavrões na Conferência de Ação Política Conservadora, antes da participação de Donald Trump, Homan fez essa ameaça e criticou o comissário de polícia de Boston, Michael Cox, segundo a NBC News. O discurso abordava as estratégias da administração para reforçar a aplicação das leis de imigração.

Esse episódio marca mais um capítulo na disputa entre a cidade e o governo federal sobre a política migratória. A prefeita de Boston, Michelle Wu, deverá testemunhar no próximo mês perante um comitê da Câmara dos EUA sobre a política de cidade santuário, ao lado dos prefeitos de Nova York, Chicago e Denver. Wu defende que a medida contribui para a segurança da cidade, enquanto a administração Trump e seus aliados responsabilizam imigrantes indocumentados pelo aumento da criminalidade.

Homan afirmou que, para as cidades santuário — que limitam sua cooperação com agentes federais de imigração conforme a legislação estadual — a administração Trump agora considera que "o jogo começou", ressaltando que já conta com um procurador-geral e um diretor do FBI nomeados. Suas críticas a Boston foram focadas especialmente em Cox.

"Ontem à noite, li uma matéria sobre o comissário de polícia de Boston. Você disse que reforçaria sua decisão de não colaborar com o escritório de aplicação da lei do ICE. Estou indo para Boston e vou levar o inferno comigo", declarou Homan, arrancando aplausos da plateia presente no evento político.

Em uma entrevista na semana passada, Cox afirmou que a polícia de Boston segue as diretrizes estabelecidas pela legislação estadual para lidar com ordens de detenção civil solicitadas por agentes federais de imigração, conforme noticiado pelo Boston Herald. O site da Fox News posteriormente descreveu essa postura como um "endurecimento" da política da cidade.

Homan também mencionou casos recentes de suspeitos de crimes sexuais contra crianças que foram libertados em Massachusetts, apesar dos pedidos do ICE para mantê-los detidos. Posteriormente, essas mesmas pessoas foram presas novamente pelo órgão federal.

O czar da fronteira continuou atacando Cox: "Você não é mais um comissário de polícia. Tire esse distintivo do peito, guarde na gaveta, porque agora virou um político. Você esqueceu o que significa ser policial. Mas saiba que os agentes do Immigration and Customs Enforcement encontraram esses criminosos, os prenderam novamente e eles serão deportados dos Estados Unidos."

A NBC10 Boston entrou em contato com o Departamento de Polícia de Boston para obter um posicionamento.

Em resposta às declarações de Homan, Wu usou as redes sociais para reafirmar sua posição: "Esta é a nossa cidade. Vamos continuar cumprindo e aplicando as leis para garantir a segurança de todos os moradores de Boston. E, sem dúvida, nosso comissário de polícia tem minha total confiança e apoio."

Top News