Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/02/2025 as 4:00pm

Brasileiro acusado de estupro em Massachusetts é entregue ao ICE

Willian Robert Vasconcelos dos Santos Em um caso incomum, o departamento de polícia de...


Willian Robert Vasconcelos dos Santos

Em um caso incomum, o departamento de polícia de Falmouth, Massachusetts, atendeu a um pedido de detenção administrativa do Departamento de Imigração e Controle de Alfândega dos EUA (ICE, sigla em inglês) para um imigrante brasileiro indocumentado acusado de estupro. Willian Robert Vasconcelos-Dos Santos, de 21 anos, foi preso por agentes agência federal lotados em Boston (MA) após ser acusado de agredir sexualmente uma residente de Massachusetts no mês passado.

" Willian Robert Vasconcelos dos Santos é acusado de vitimar horrivelmente uma residente de Massachusetts e representa uma ameaça significativa à segurança de nossas comunidades", disse Patricia H. Hyde, diretora interina de Operações de Remoção do ICE Boston. "Neste caso, agradecemos ao Tribunal Distrital de Falmouth por honrar o pedido de detenção do ICE e permitir que nossos agentes o prendessem com segurança em uma cela, em vez de ter que capturá-lo em liberdade. O ICE Boston continuará priorizando a segurança pública, prendendo e removendo infratores indocumentados de nossas comunidades na Nova Inglaterra."

De acordo com os registros, Willian foi inicialmente detido pela Patrulha de Fronteira dos EUA em 10 de abril de 2024, após entrar ilegalmente no país próximo a San Diego, Califórnia. Na ocasião, ele recebeu uma notificação para comparecer perante um juiz do Departamento de Justiça, mas foi liberado sob sua própria responsabilidade.

Menos de um ano depois, em 20 de janeiro de 2025, ele foi preso novamente, desta vez pela polícia de Falmouth, sob acusação de estupro. O ICE emitiu um pedido de detenção administrativa, e no dia seguinte, o brasileiro foi transferido para a custódia da agência federal, onde permanece detido.

Debate sobre imigração em Massachusetts

O caso ocorre em meio a um debate acalorado sobre políticas de imigração em Massachusetts, um estado tradicionalmente progressista. A governadora democrata Maura Healey afirmou em novembro que a polícia estadual "absolutamente não" cooperaria com os esforços de deportação em massa do presidente Donald Trump, prometendo usar "todas as ferramentas disponíveis" para "proteger" os residentes do estado.

No entanto, no mês passado, Healey moderou seu discurso, destacando que Massachusetts não é um "estado santuário", apesar de uma decisão de 2017 do Supremo Tribunal Judicial do estado que limita severamente a cooperação das forças policiais com o ICE.

"Continuo me opondo a esforços para mirar grandes grupos da população indocumentada que não cometeram nenhum crime além de estar aqui sem presença legal", disse Healey.

A governadora adotou uma posição mais centrista em relação à imigração nos últimos meses. Após um imigrante indocumentado ser pego usando o sistema de abrigos do estado para atividades ilegais, Healey afirmou estar "indignada" e ordenou uma inspeção completa do sistema. Ela também enviou uma carta aos líderes legislativos do estado, pedindo a revisão das leis de "direito a abrigo" para excluir imigrantes ilegais.

Na ocasião, Healey comentou que Trump tem a oportunidade de resolver os problemas na fronteira e disse: "Espero que ele o faça."

Oposição firme da procuradora-geral

Enquanto isso, a procuradora-geral de Massachusetts, Andrea Campbell, mantém uma oposição firme às políticas de imigração da administração Trump. No mês passado, ela usou as redes sociais para expressar sua indignação com as decisões do presidente, escrevendo em uma postagem no X (antigo Twitter): "A aplicação da lei estadual e local não pode ser cooptada para a fiscalização federal de imigração. Apesar do que o presidente Trump possa pensar, ele não tem autoridade para reescrever unilateralmente nossa Constituição."

Top News