Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 11/04/2025 as 8:00pm

Brasileiro é acusado de agredir agente federal durante tentativa de fuga da imigração na Pensilvânia

Um brasileiro de 20 anos, identificado como Emanuel Fernandes Calixto — também conhecido...


Um brasileiro de 20 anos, identificado como Emanuel Fernandes Calixto — também conhecido pelos nomes Emanuel Fernandes e Emanuel Bartholomew — foi acusado de agredir um agente federal de imigração durante uma tentativa de fuga no início deste mês na Filadélfia, Pensilvânia. Ele não possui status legal no país e está detido sob custódia federal.

Segundo a denúncia criminal anunciada pelo procurador dos Estados Unidos, David Metcalf, o incidente ocorreu no dia 2 de abril de 2025, quando o brasileiro foi preso por violações de imigração por um agente do Departamento de Imigração e Fiscalização Alfandegária (ICE, na sigla em inglês). Durante o transporte, mesmo algemado, o brasileiro teria tentado escapar, agredindo o agente em uma aparente tentativa de fuga.

O suspeito conseguiu escapar temporariamente e se escondeu em uma residência no nordeste da Filadélfia. Mais tarde, ainda no mesmo dia, foi recapturado com o apoio da equipe de operações especiais (SWAT) do Departamento de Polícia da Filadélfia.

De acordo com os promotores, Emanuel já havia sido preso anteriormente por outras acusações, incluindo estrangulamento e agressão agravada contra um policial, em agosto de 2024. Esses casos ainda estão pendentes na Justiça. Apesar de haver um pedido de detenção emitido pelo ICE, ele foi liberado pelas autoridades locais em março de 2025.

A investigação do caso está sendo conduzida pela unidade de Operações de Fiscalização e Remoção do ICE (ERO, sigla em inglês), no âmbito da “Operação Take Back America”, iniciativa federal que visa combater violações das leis de imigração e atividades criminosas transnacionais.

Emanuel permanece sob custódia federal enquanto aguarda os desdobramentos do processo. Vale lembrar que uma acusação formal não representa uma condenação, e todo acusado é presumido inocente até que se prove o contrário.

 

Top News