Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/04/2025 as 10:00am

Governador de NJ é alvo de investigação federal por supostamente proteger imigrantes indocumentados violentos

Fonte: Da redação

Governador de NJ é alvo de investigação federal por supostamente proteger imigrantes indocumentados violentos Governador de New Jersey, Phil Murphy

O governador de New Jersey, Phil Murphy, tornou-se alvo de uma investigação federal conduzida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, após acusações de que estaria impedindo a cooperação entre a polícia estadual e autoridades federais de imigração. O anúncio foi feito na semana passada pela procuradora interina do estado, Alina Habba.

Segundo Habba, a apuração foi motivada por uma suposta ordem do governador e do procurador-geral do estado, Matt Platkin, instruindo a polícia estadual a não colaborar com o Departamento de Imigração e Alfândegas (ICE, sigla em inglês) em ações de fiscalização imigratória. "O procurador-geral Pam Bondi deixou claro, assim como o nosso presidente: devemos remover todos os criminosos, especialmente os violentos, do país, cumprindo integralmente a lei federal", afirmou Habba em entrevista ao programa do apresentador Sean Hannity, na Fox News.

As investigações também incluem a análise da “Immigrant Trust Directive” (Diretiva de Confiança com Imigrantes), emitida em 2018 pelo então procurador-geral de Nova Jersey, Gurbir Grewal. A medida restringe a cooperação voluntária entre autoridades locais e federais em casos envolvendo imigrantes em situação irregular, com o objetivo de não desencorajar vítimas de crimes a procurarem a polícia.

Críticos da diretriz alegam que a limitação na colaboração policial dificulta a remoção de estrangeiros com antecedentes criminais. A administração estadual, por outro lado, argumenta que continua a cooperar plenamente com ordens judiciais federais emitidas em investigações criminais, mas que se recusa a atender mandados administrativos emitidos exclusivamente por agências migratórias.

O debate sobre a deportação de imigrantes ilegais com histórico criminal voltou ao centro das atenções após casos de grande repercussão, como o assassinato da estudante de enfermagem Laken Riley, na Geórgia. O suspeito, o venezuelano José Ibarra, já havia sido detido anteriormente em diferentes estados, mas foi solto antes que o ICE pudesse apresentar um pedido formal de detenção. Casos semelhantes, como os de Rachel Morin e Jocelyn Nungaray, têm sido citados por líderes republicanos como exemplo da necessidade de uma política migratória mais rígida.

Além da questão migratória, o procurador-geral Matt Platkin também enfrenta críticas por ordenar uma investigação contra o Departamento de Polícia de Nova Jersey, liderado por Preet Bharara, ex-promotor federal nomeado por Barack Obama. A apuração envolve alegações de que agentes diminuíram a fiscalização de trânsito após acusações de conduta racialmente discriminatória.

"Qualquer um que tente atrapalhar o que estamos fazendo — e isso não é político, é contra o crime — será acusado de obstrução e ocultação no estado de Nova Jersey", declarou Habba.

A investigação representa mais um capítulo na crescente tensão entre governos estaduais democratas e a administração federal republicana, especialmente no tocante à política migratória e à atuação de estados considerados "santuário" para imigrantes em situação irregular.

Top News