Publicado em 21/04/2025 as 12:00pm
Três brasileiros são presos em West Cay por entrada ilegal nos EUA
Três cidadãos brasileiros foram presos na última semana em West Cay, uma das pequenas...
Três cidadãos brasileiros foram presos na última semana em West Cay, uma das pequenas ilhas ao largo de St. Thomas, nas Ilhas Virgens Americanas, após entrarem no território sem passar por inspeção do Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP, sigla em inglês). As autoridades federais confirmaram que dois dos homens já haviam sido deportados anteriormente, enquanto o terceiro admitiu ter viajado ao território após ter um pedido de visto negado.
A operação teve início em 9 de abril, quando agentes da CBP Air and Marine Operations avistaram três pessoas na praia de West Cay. A Guarda Costeira foi acionada e enviou uma embarcação e um helicóptero para realizar a busca. Um dos homens, Gabriel Rodrigues Soares da Rosa, nadou até o barco da Guarda Costeira e foi resgatado. Os outros dois — Max Ranner Barbosa Garcia e Valcir Garcia de Oliveira — foram localizados após agentes da Patrulha de Fronteira serem transportados de helicóptero até a ilha.
Todos os três foram encaminhados para o centro de detenção da unidade de Operações e Remoções (ERO, sigla em inglês), em Crown Mountain, St. Thomas.
De acordo com os registros das autoridades de imigração, Gabriel havia sido deportado dos Estados Unidos em agosto de 2024. Já Valcir foi removido do país um ano antes. Barbosa declarou ter tido seu visto de entrada negado, mas mesmo assim decidiu fazer a travessia ilegal.
Como não há registro de que qualquer um dos três tenha passado por inspeção oficial em um porto de entrada, todos foram formalmente acusados de entrada ilegal nos Estados Unidos.
Os brasileiros fizeram sua primeira aparição perante o juiz magistrado Alan Teague no dia 11 de abril.
Este caso ocorre poucos dias após a detenção de vários cidadãos haitianos no Terminal de Balsas de Red Hook, em St. Thomas, evidenciando o crescente desafio que as autoridades de imigração enfrentam na região do Caribe.