Publicado em 23/04/2025 as 8:00am
Brasileiro suspeito de homicídio em Portugal já cumpriu pena nos EUA por assalto à mão armada
Mateus Marley Machado Mateus Marley Machado, brasileiro de 27 anos, foi preso na última...

Mateus Marley Machado, brasileiro de 27 anos, foi preso na última sexta-feira, 18, em Castelo Branco, Portugal, quando tentava fugir para a Espanha. Ele é suspeito de ter cometido um homicídio em Braga, onde, no sábado, 12, se envolveu em uma briga que resultou na morte de Manuel Gonçalves, de 19 anos, conhecido como "Manu", estudante da Universidade do Minho.
O crime ocorreu no Bar Académico, após um desentendimento entre dois grupos de jovens. Testemunhas afirmam que a confusão teve início quando o grupo de Machado teria colocado uma substância na bebida de uma mulher, o que levou à expulsão deles do local. A briga seguiu do lado de fora do bar, onde Machado, armado com uma faca, desferiu golpes fatais no tórax e no braço de Gonçalves. Amigos da vítima relataram que ela sonhava em ser policial.
Machado, que vivia em Vila Nova de Gaia com uma namorada de 17 anos, natural da Bulgária, estava em Portugal desde o verão de 2023. Ele foi detido pouco antes de uma ordem de expulsão do país ser emitida. Segundo o 'Jornal de Notícias', a Agência para a Integração, Migrações e Asilo já havia praticamente indeferido seu pedido de residência devido à sua condenação por assalto à mão armada nos Estados Unidos, onde cumpriu uma pena de dois anos e três meses. A legislação portuguesa impede a concessão de residência para estrangeiros condenados a penas superiores a um ano, como no caso de Machado.
A ordem de deportação seria emitida apenas três dias após o homicídio, mas a prisão de Machado adiou o processo. Com a detenção, as autoridades portuguesas agora investigam o caso, que gerou grande repercussão na comunidade local, especialmente entre os amigos e familiares da vítima, que lamentam a morte de "Manu", um jovem com grandes aspirações e um futuro interrompido.