Imagem padrão para Notícias Topo

Publicidade

edição ma

Edição MA 4198

Última Edição #4198

Ler Jornal

BT MAGAZINE

Revista # 72

Última Edição #72

Ler Revista

Mais um voo com brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Este é o sétimo voo de deportados a chegar ao país desde a posse de Donald Trump. Repatriados serão atendidos em Fortaleza e em Confins com apoio de agências federais. Da redação Na sexta-feira, dia 25, um voo com 84 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou, na sexta-feira (25), no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (Ceará), às 8h da manhã, segundo informações confirmadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Este é o sétimo voo com deportados a desembarcar no país desde o início do segundo mandato do presidente norte-americano Donald Trump, que retomou políticas de deportação mais rígidas para imigrantes indocumentados. Parte dos deportados seguiu viagem para Belo Horizonte (Minas Gerais) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com pouso previsto no Aeroporto Internacional de Confins. O transporte interestadual até os estados de origem foi viabilizado com apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que forneceu passagens rodoviárias gratuitas. A operação de recepção e apoio aos deportados foi articulada por uma força-tarefa interministerial envolvendo as pastas dos Direitos Humanos, Saúde, Desenvolvimento Social, Relações Exteriores, Defesa e Justiça e Segurança Pública, além de órgãos como a Polícia Federal, Defensoria Pública da União, governos estaduais e as concessionárias Fraport Brasil (Fortaleza) e BH Airport (Confins). Em Fortaleza, os repatriados foram atendidos no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM). Já em Confins, uma sala exclusiva e adaptada foi montada para o acolhimento, com estrutura de apoio médico, social e logístico.   Entre os serviços oferecidos …

Este é o sétimo voo de deportados a chegar ao país desde a posse de Donald Trump. Repatriados serão atendidos em Fortaleza e em Confins com apoio de agências federais.

Da redação

Na sexta-feira, dia 25, um voo com 84 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou, na sexta-feira (25), no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (Ceará), às 8h da manhã, segundo informações confirmadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Este é o sétimo voo com deportados a desembarcar no país desde o início do segundo mandato do presidente norte-americano Donald Trump, que retomou políticas de deportação mais rígidas para imigrantes indocumentados.

Parte dos deportados seguiu viagem para Belo Horizonte (Minas Gerais) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com pouso previsto no Aeroporto Internacional de Confins. O transporte interestadual até os estados de origem foi viabilizado com apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que forneceu passagens rodoviárias gratuitas.

A operação de recepção e apoio aos deportados foi articulada por uma força-tarefa interministerial envolvendo as pastas dos Direitos Humanos, Saúde, Desenvolvimento Social, Relações Exteriores, Defesa e Justiça e Segurança Pública, além de órgãos como a Polícia Federal, Defensoria Pública da União, governos estaduais e as concessionárias Fraport Brasil (Fortaleza) e BH Airport (Confins).

Em Fortaleza, os repatriados foram atendidos no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM). Já em Confins, uma sala exclusiva e adaptada foi montada para o acolhimento, com estrutura de apoio médico, social e logístico.

 

Entre os serviços oferecidos estavam:

Alimentação e kits de higiene

Atendimento médico e suporte psicossocial

Orientação jurídica e acesso a políticas públicas

Contato com familiares e, quando necessário, acolhimento temporário

Apoio para deslocamento às cidades de origem

 

Histórico das operações de deportação

O primeiro voo da nova fase de deportações sob o governo Trump ocorreu em 24 de janeiro, com destino original a Belo Horizonte, mas pouso forçado em Manaus (AM) por problemas técnicos. O episódio ganhou repercussão negativa após denúncias de que parte dos 158 passageiros desembarcaram algemados, o que causou desconforto ao governo brasileiro.

Desde então, o Aeroporto de Fortaleza tem sido utilizado como principal ponto de desembarque, por sua proximidade com os Estados Unidos e como forma de evitar que os deportados sobrevoem o território nacional com restrições.

 

Nos voos anteriores, foram registrados casos de:

Deportados com mandados de prisão em aberto

Presença de crianças e idosos

Prisão imediata de passageiros com pendências judiciais

Apenas neste ano, o Brasil já recebeu mais de 700 brasileiros deportados dos Estados Unidos. As autoridades seguem monitorando os voos e reforçando protocolos de acolhimento, especialmente diante de denúncias de violações de direitos durante o processo de repatriação.

Deixe um comentário

Ouça a Rádio do BT
Rádio BT
WhatsApp

Fale com o

BT no Whats!

WhatsApp