Brazilian Times

O primeiro semanário brasileiro nos EUA

Polícia de Cambridge teve seis interações com agentes do ICE em seis meses, aponta relatório

Um relatório sobre a atuação do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em Cambridge, Massachusetts, revela que a polícia da cidade teve seis interações com agentes federais de imigração durante um…

Publicado em 09/14/26
Compartilhar:f𝕏W
Polícia de Cambridge teve seis interações com agentes do ICE em seis meses, aponta relatório

Um relatório sobre a atuação do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em Cambridge, Massachusetts, revela que a polícia da cidade teve seis interações com agentes federais de imigração durante um período de seis meses, entre fevereiro e agosto.

As informações fazem parte de documentos que serão analisados pela Câmara Municipal de Cambridge. Segundo o relatório, apesar dos contatos registrados entre policiais locais e agentes do ICE, os oficiais de Cambridge não forneceram informações sobre nenhuma pessoa às autoridades federais de imigração. O documento também aponta que, além dessas seis interações, não foram registradas outras ações envolvendo a polícia municipal e o ICE no período analisado.

O assunto aparece em meio às discussões da cidade sobre imigração e sobre os limites da participação das autoridades municipais em ações relacionadas à fiscalização federal.

Outra questão levantada pelos vereadores envolve a contratação de novos policiais. O Conselho Municipal havia solicitado uma avaliação para saber se o Departamento de Polícia poderia deixar de contratar candidatos que anteriormente tivessem participado de trabalhos federais considerados contrários aos imigrantes.

A análise apresentada pelo Departamento Jurídico de Cambridge indica que, de maneira geral, a cidade precisa seguir as listas estabelecidas pelo sistema de serviço público durante as contratações.

Entretanto, o parecer deixa aberta a possibilidade de avaliação do histórico individual dos candidatos. Segundo o documento, a cidade pode verificar se existem evidências de problemas de caráter ou de condutas anteriores que levantem preocupações legítimas sobre a aptidão de uma pessoa para ocupar o cargo.

Imigração entra na pauta da Câmara

As informações sobre o ICE fazem parte de uma pauta mais ampla que será discutida pelos vereadores de Cambridge.

A reunião da Câmara Municipal está marcada para as 5h30 da tarde de segunda-feira, no City Hall, localizado no número 795 da Massachusetts Avenue, em Central Square. A sessão também poderá ser acompanhada pela internet e por videoconferência.
O relatório oferece um retrato da interação entre as autoridades locais e os agentes federais justamente em um período de maior atenção da comunidade imigrante às operações do ICE em Massachusetts.

Os números apresentados mostram que houve contatos entre as duas forças, mas ressaltam um ponto importante: nas seis interações registradas entre fevereiro e agosto, segundo o documento, a polícia de Cambridge não forneceu aos agentes do ICE informações sobre qualquer pessoa.

Fonte: Da redação

Compartilhar matéria:

Veja também