Publicado em 14/11/2016 as 12:00pm
Novembro Azul é o mês da conscientização da importância do exame de próstata
Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as chances de cura
Após a campanha Outubro Rosa, onde durante todo o mês no mundo todo foram divulgadas campanhas em prol da conscientização da importância do autoexame das mamas como forma de detecção precoce do Câncer de Mama, esse mês é celebrada a campanha Novembro Azul, onde o foco dessa vez é a saúde masculina. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember,aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.
A campanha tem como objetivo chamar a atenção dos homens para a importância do exame de próstata, a segunda doença que mais mata homens em todo o mundo, desmistificando o preconceito em relação ao exame do toque.
A orientação é que os homens façam o exame a partir dos 45 anos. Os homens que tem no histórico familiar casos de câncer de próstata, orienta-se a iniciar os exames aos 40 anos, garantindo assim o tratamento adequado para sanar essa que é uma doença tão temida nos das atuais.
De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se que só em 2016 foram detectados em 61 mil novos casos. Antigamente acreditava-se que esse tipo de câncer atingia mais idosos, porém hoje em dia é constatado que esse tumor maligno atinge homens cada vez mais jovens, porém, assim como qualquer outro tipo de câncer, quanto mais cedo o diagnóstico, maior é a chance de cura.
Se você esta dentro da faixa etária orientada, não deixe de fazer o exame. Ele pode salvar a sua vida!
Fonte: Da redação