Publicado em 25/04/2017 as 8:00am
Trump quer adiantar preparativos para envio de astronautas a Marte
"Vamos ter que acelerar um pouco", disse presidente americano em chamada para a astronauta recordista Peggy Whitson
A chamada de vídeo de Donald Trump para felicitar o novo recorde da astronauta Peggy Whitson pela maior parte do tempo no espaço tornou-se uma ocasião para o presidente dos EUA pressionar um cronograma acelerado para a chegada em Marte, de acordo com um webcast do evento pela NASA na segunda-feira.
Na segunda-feira, Whitson quebrou o recorde anterior da maior permanência no espaço por um astronauta americano, ultrapassando a marca anterior de 534 dias.
Whitson também quebrou as barreiras, tornando-se a primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional, e com a presente missão, a primeira mulher a comandar a estação duas vezes, de acordo com um comunicado de imprensa da NASA.
"Vamos ter que acelerar um pouco", disse Trump sobre a missão de Marte, aparentemente brincando, observando que ele gostaria de ver um ser humano no Planeta Vermelho em seu primeiro ou segundo mandato como presidente.
Quando Trump perguntou quem na estação queria voar para Marte, Whitson respondeu: "Estamos todos prontos para ir."
Mas Whitson indicou que o vôo programado para a década de 2030 provavelmente pertenceria à próxima geração de astronautas, instando os alunos a estudar matemática, ciência e tecnologia para que eles pudessem fazer parte dessa missão.
Trump chamado Whitson à Salão Oval, sentando ao lado de sua filha Ivanka Trump e da astronauta da NASA Kate Rubins. Whitson explicou que a Estação Espacial Internacional está fornecendo uma "ponte-chave" para que as pessoas na Terra eventualmente viajem para o espaço profundo. (Sputnik)
Fonte: noticiasaominuto.com.br