Publicado em 2/05/2017 as 2:00pm
Governo Trump acaba com projetos criados por Michelle Obama
Governo Trump acaba com projetos criados por Michelle Obama
O governo do presidente Donald Trump vai acabar com duas iniciativas voltadas para a infância e a adolescência desenvolvidas pela ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama. Um dos programas que será descontinuado imediatamente é o “Let Girls Learn”, ou “Deixem as garotas estudar”, em português, de incentivo à educação de meninas adolescentes.
O “Let Girls Learn” foi desenvolvido por Michelle Obama para facilitar as oportunidades de estudo para adolescentes em 50 países em desenvolvimento e começou a funcionar em 2015. Para promover o projeto, Michelle fez diversas viagens para alguns dos países auxiliados, como Marrocos e Libéria.
De acordo com documentos sigilosos descobertos pela emissora CNN, alguns aspectos do programa ainda serão mantidos, mas os funcionários do projeto foram instruídos a parar de usar o nome “Let Girls Learn” e foram informados de que a iniciativa havia acabado.
Alimentação saudável nas escolas
Outra inciativa de Michelle Obama, focada em melhorar a qualidade nutricional das refeições servidas nas escolas públicas americanas, também foi substituída. Segundo novas medidas anunciadas nesta segunda-feira pelo secretário da Agricultura, Sonny Perdue, o Programa Nacional de Almoço na Escola será flexibilizado.
Dessa forma, os padrões que obrigam as escolas a servirem alimentos com baixas quantidades de sódio e leite com pouca gordura foram revogados. Ainda assim, a exigência de que as refeições devem ser ricas em grãos foi mantida.
Esforços da administração Obama
Antes de deixar o cargo, em outubro de 2016, o ex-presidente Barack Obama tentou garantir que o programa “Let Girls Learn” fosse mantido pela nova administração. A Casa Branca anunciou doações de 5 milhões de dólares do setor privado para a iniciativa, aumentando o orçamento total do projeto para mais de 1 bilhão de dólares. A esperança era ressaltar o sucesso do programa para que a próxima administração o sustentasse.
O fim do projeto coincide com o período em que Melania Trump começa a definir suas próprias plataformas de ação como primeira-dama. Embora ela não tenha anunciado formalmente suas intenções, o empoderamento das mulheres e o acesso à educação para mulheres e meninas estão surgindo como áreas-chave na Casa Branca e, possivelmente, em suas futuras iniciativas.
Fonte: www.msn.com