Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/03/2018 as 7:00pm

Consulado de Miami (FL) denuncia que despachantes cobram preços abusivos em serviços consulares

Quado com taxas cobradas pelo Consulado. O Consulado-Geral do Brasil em Miami (Flórida)...

Quado com taxas cobradas pelo Consulado.

O Consulado-Geral do Brasil em Miami (Flórida) vem recebendo reclamações de diversos cidadãos brasileiros quanto aos preços abusivos e práticas irregulares dos serviços de despachantes (alguns dos quais se denominam ilegalmente como “cartórios”).

Diante disso, o órgão emitiu uma nota para esclarecer alguns pontos que considera importante:

- O Consulado-Geral não tem qualquer ligação com serviços de despachantes e não recomenda a utilização desses serviços.
- É muito fácil solicitar serviços consulares. Todas as informações necessárias encontram-se no portal eletrônico (miami.itamaraty.gov.br). Basta ler atentamente as regras.
Dúvidas podem ser encaminhadas para os e-mails passaporte.miami@itamaraty.gov.br ou consular.miami@itamaraty.gov.br .
- O agendamento de serviços é gratuito. Não aceite pagar pelo agendamento. Paga agendar, acesse “cgmiami.appointy.com”.
- O valor real dos serviços encontra-se na página eletrônica do Consulado-Geral (miami.itamaraty.gov.br). Não pague preços abusivos pelos serviços consulares.
- Não acredite que os serviços de despachantes representam maior agilidade e rapidez na entrega do documento. A maior parte da documentação trazida por despachantes para o Consulado-Geral contém diversos erros que atrasam ainda mais o serviço.
- A venda de Money Order do correio norte-americano somente pode ser feita nas agências dos correios. A venda de Money Orders por serviços de despachantes é ilegal e pode ser objeto de investigação pelas autoridades locais.

O Consulado-Geral adotará, em breve, medidas cabíveis contra os serviços de despachantes que prejudicam os cidadãos brasileiros.

Denuncie práticas abusivas de despachantes nos e-mails consular.miami@itamaraty.gov.br e ouvidoria.consular@itamaraty.gov.br.

Saiba como agendar com mais rapidez

O sistema de agendamento do Consulado Geral mostra as vagas para os próximos 45 dias. Ao virar a meia-noite, todos os horários para o próximo dia de agendamentos que será aberto tornam-se disponíveis. Portanto, quanto mais cedo tentar agendar, maiores serão as chances de conseguir um horário. Ou seja, pela manhã é mais fácil conseguir um horário do que à noite. Não adianta procurar por horários daqui 2 ou 3 meses, pois o sistema não mostrará datas disponíveis. Além disso, a agenda virtual é constantemente atualizada e novos horários são disponibilizados de acordo com o fluxo de serviço e eventuais cancelamentos.

Facilidade para solicitar serviços pelo correio norte-americano

Quem não pode vir ao Consulado-Geral ou não conseguiu agendamento para a data desejada, pode requerer os seguintes serviços pelo correio dos EUA (US Postal Service): passaporte; passaporte para menores de idade; 2ª via de Registros de Nascimento; Casamento e Óbito; reconhecimento de Firma s para brasileiros e/ou estrangeiros portadores de RNE (desde que a firma já tenha sido registrada previamente no Consulado); cópia autenticada; atestado de residência (inclusive para menor); e CPF. No momento, o prazo para a entrega de passaportes é de 10 dias úteis.

No entanto, para que tudo ocorra sem problemas é extremamente importante checar quais são os documentos a serem enviados e as taxas a serem pagas (Atenção: pagamento somente com money order do correio norte-americano). Para mais informações, acesse o link goo.gl/ghZ9qg.

O Consulado-Geral preparou também um Guia com passo-a-passo para solicitar serviços pelo correio, que pode ser acessado pelo link goo.gl/4z3vfN.

Fonte: Redação - Brazilian Times

Top News