Publicado em 22/03/2018 as 10:00am
Suspeito de provocar série de ataques com bomba nos EUA morre em explosão em carro, diz polícia
Semelhanças nos artefatos utilizados nas últimas explosões levam a polícia a acreditar que o suspeito esteja relacionado com os incidentes.
O suspeito de ter provocado uma série de ataques com bombas em Austin, no Texas, morreu na manhã desta quarta-feira (21) após um artefato que ele transportava explodir dentro de um carro, de acordo com a polícia. Ele foi identificado extra-oficialmente pela mídia local como Mark Anthony Conditt, de 23 anos.
Ele era perseguido por policiais em Austin quando a explosão ocorreu. Um policial ficou levemente ferido no incidente.
Desde 2 de março, a explosão de cinco pacotes-bomba mataram duas pessoas e deixaram moradores da capital do Texas amedrontados, segundo a CNN. A semelhanças nos artefatos levam a polícia a acreditar que o suspeito esteja relacionado com os incidentes, mas as autoridades não sabem dizer qual seria a motivação dos ataques.
Segundo a polícia, Conditt havia sido localizado em um hotel a cerca de 32 km ao norte e Austin, a partir do qual ele foi seguido, ao sair de carro do estabelecimento. O suspeito teria encostado ao lado da estrada antes da explosão, segundo informações obtidas pela Reuters.
"O suspeito está morto e teve ferimentos graves causados por uma explosão que ocorreu pelo detonamento e uma bomba dentro de seu veículo", disse o chefe de polícia Biran Manley à imprensa. O agente não deu mais detalhes sobre o suspeito, mas confirmou que ele era branco.
Os alvos das bombas eram negros ou hispânicos, e a polícia suspeitava que o motivo dos crimes fosse ódio racial.
De acordo com a agência de notícias Reuters, Conditt era filho de um casal de revendedores de produtos de saúde e beleza, que recebeu educação em casa e era tido como uma pessoa tranquila.
Pacotes-bomba
Há 19 dias, os investigadores procuravam por pistas do "serial bomber", que costumava mudar de tática. A Casa Branca afirmava que as ações não pareciam estar ligadas a terrorismo.
A explosão mais recente ocorreu pouco depois da meia-noite desta terça (horário local) no centro de triagem da FedEx em Schertz, a 105 km ao sul de Austin. O pacote estava repleto de pregos e estilhaços de metal. A explosão atirou uma funcionária no chão.
Os três primeiros dispositivos que explodiram em Austin foram pacotes deixados durante à noite em frente a casas do lado leste da cidade, e o quarto foi um artefato ativado por uma armadilha que explodiu no lado oeste, no domingo (18)
Fonte: g1.globo.com