Publicado em 5/04/2018 as 6:00pm
Imigrantes da caravana 'Via-crúcis' desistem de chegar à fronteira americana
Grupo composto por hondurenhos, guatemaltecos, salvadorenhos e nicaraguenses percorreu várias cidades.
A 'Via-crúcis migratória' de mais de mil centro-americanos que percorre o México e que enfureceu o presidente americano, Donald Trump, terminará seu trajeto na capital mexicana e não na fronteira com os Estados Unidos, informou nesta quarta-feira (4) a ONG Pueblo Sin Fronteras.
"Nosso trabalho termina na Cidade do México e se outras pessoas precisarem de acompanhamento, teremos uma equipe de apoio na fronteira, mas terão que viajar por conta própria", indicou à AFP Irineo Mujica, diretor da ONG.
A caravana partiu em 25 de março de Tapachula, Chiapas, na fronteira com a Guatemala, e já percorreu várias cidades mexicanas como Irapuato, Guadalajara, Tepic, Mazatlán e Culiacán.
Entre os participantes do grupo, estão cerca de 80% hondurenhos, além dos guatemaltecos, salvadorenhos e nicaraguenses.
A iniciativa, que há 10 anos busca conscientizar sobre as agressões e os maus-tratos sofridos por milhares de pessoas na rota aos Estados Unidos, costuma ser realizada em trechos curtos dentro do território mexicano.
Mas, este ano, o protesto chegou aos ouvidos de Trump, que desde domingo escreveu diversos tuítes enfurecidos.
Na terça-feira, Trump anunciou sua intenção de enviar as forças militares para proteger a fronteira com o México até que haja um muro fronteiriço e "segurança adequada".
Fonte: Por France Presse