Publicado em 19/04/2018 as 2:00pm
SpaceX lança satélite 'caçador de planetas' da Nasa
Por enquanto, foguete Falcon 9 segue em viagem sem qualquer problema. Operação deveria ter sido na última segunda-feira, mas precisou ser adiada.
A empresa americana SpaceX lançou nesta quarta-feira (18), às 19h51, o satélite TESS da agência espacial americana (Nasa), que analisará durante os próximos dois anos cerca de 20 mil exoplanetas (fora do nosso sistema solar).
O lançamento inicial do foguete Falcon 9, onde o TESS está acoplado, estava programado para a última segunda-feira (16), mas precisou ser adiado. No dia, a Nasa quis deixar claro que o satélite já se encontrava "em excelente estado" e que estava "pronto" para o lançamento.
O satélite, que foi desenvolvido em colaboração com o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e que está avaliado em US$ 337 milhões, observará 85% do céu para encontrar planetas fora do nosso sistema solar e, mais adiante, determinar se há condições necessárias para que abriguem vida.
O TESS buscará exoplanetas orbitando estrelas situadas a menos de 300 anos luz da Terra, e se baseará nos dados já recompilados pelo telescópio espacial Kepler, que esteve em órbita durante nove anos e confirmou a existência de mais de 2.600 exoplanetas.
Fonte: g1.globo.com