Publicado em 1/08/2018 as 6:00pm
Funcionário do ICE diz que os centros de detenção familiar são "como o acampamento de verão"
Uma importante autoridade de imigração disse nesta terça-feira (31/07) que os centros de...
Uma importante autoridade de imigração disse nesta terça-feira (31/07) que os centros de detenção familiares são "mais como um acampamento de verão" do que uma prisão. A afirmação foi feita durante uma audiência no Congresso que tratou sobre reunir milhares de famílias imigrantes separadas pela política de tolerância zero.
Questionado pelo Comitê Judiciário do Senado para descrever os chamados centros de detenção familiares onde crianças e pais são mantidos, Matthew Albence, chefe das operações de remoção e fiscalização do Immigration and Customs Enforcement (ICE), comparou os centros a um acampamento de verão.
Esses indivíduos têm acesso a comida e água 24 horas por dia, os sete dias da semana, têm oportunidades educacionais, atividades recreativas, etc", disse. "Há quadras de basquete, aulas de ginástica, campos de futebol que colocamos lá. Eles têm extensas oportunidades médicas, odontológicas e de saúde mental. Na verdade, para muitos desses indivíduos, a primeira vez que viram um dentista foi quando chegaram aos nossos centros (residenciais familiares)”.
Mais tarde na audiência, o senador Mazie Hirono, do Havaí, perguntou aos membros do painel se eles haviam visitado qualquer um dos centros. Dois dos cinco membros disseram que visitaram as instalações. Ela então perguntou aos dois membros se eles se sentiriam à vontade enviando o filho para lá.
"Essa é uma pergunta difícil de responder", disse Jennifer Higgins, diretora associada da área de refúgio, asilo e operações internacionais dos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS, sigla em inglês). "É difícil me colocar na posição de um indivíduo que faz uma viagem perigosa em que seu filho pode ser prejudicado, quanto mais se eu enviasse meus filhos sozinhos".
Albence disse que a pergunta de Hirono estava "perdendo o foco".
"Essas pessoas estão lá porque infringiram uma lei", disse ele.
Lee Gelernt, vice-diretor do Projeto de Direitos dos Imigrantes da União das Liberdades Civis Americanas (ACLU, sigla em inglês), chamou a comparação com acampamentos de verão de "chocante".
"Não importa como são as instalações. O trauma é de separar a criança dos pais", disse Gelernt à "At This Hour", da CNN. "Toda noite a criança vai dormir pensando: 'Eu voltarei a ver meus pais?' Não importa se eles estão em palácios. Isso é uma declaração chocante”.
Esta não é a primeira vez que as instalações do governo que abrigam crianças imigrantes foram comparadas a acampamentos de verão.
O Departamento de Segurança Interna ressaltou que o deputado Eliot Engel, de New York, também afirmou, ao New York Times, que um abrigo que ele visitou em Yonkers era "como um acampamento de verão".
Fonte: Redação - Brazilian Times